CryptoTimes

Coreia do Sul pede que Interpol emita alerta vermelho contra fundador da rede Terra (LUNA)

19 set 2022, 9:54 - atualizado em 19 set 2022, 9:54
Terra LUNA
O fundador da rede Terra afirmou no último sábado que não está fugindo de autoridades.(Imagem: YouTube/Terra)

Autoridades da Coreia do Sul supostamente pediram à Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida como Interpol – organização que facilita a cooperação policial e o controle de crimes entre países – para emitir um alerta vermelho contra o fundador da rede Terra (LUNA), Do Kwon.

O jornal Financial Times informou a notícia nesta segunda-feira (19), afirmando que Kwon está supostamente se recusando a cooperar com uma investigação sobre a implosão de US$ 40 bilhões das criptomoedas LUNA e TerraUSD (UST), em maio deste ano.

Alertas vermelhos são emitidos para fugitivos procurados tanto pela procuradoria de um país ou para cumprir uma sentença.

O site da Interpol afirma que um alerta vermelho é um “pedido para autoridades mundiais localizarem e prenderem preventivamente uma pessoa com extradição, rendição ou ação legal semelhante pendente”.

Autoridades da Coreia do Sul também supostamente pediram que o Ministério de Relações Exteriores do país cancelasse o passaporte sul-coreano do fundador da rede Terra, visto que ele estava “obviamente fugindo e não tem intenção de aparecer diante de nós para interrogatório”.

“Começamos o procedimento para colocá-lo na lista de alerta vermelho da Interpol e revogar seu passaporte”, disseram as autoridades nesta segunda-fera, acrescentando que Do Kwon não tinha cooperado com as investigações sobre o colapso de Terraform Labs.

Fundador da rede Terra fugindo de autoridades?

O fundador da rede Terra disse no último sábado (17) que não está tentando fugir de qualquer autoridade relevante.

“Não estou ‘fugindo’ nem qualquer coisa semelhante – [de] qualquer agência governamental que mostrou interesse em se comunicar [comigo], estamos em total cooperação e não temos nada a esconder”, disse Kwon em um tuíte, respondendo a informes de que oficiais da polícia de Singapura afirmaram que o fundador da rede Terra não está atualmente na cidade-Estado.

Autoridades da Coreia do Sul afirmaram que Kwon disse a investigadores por meio do advogado que não queria responder às convocações imediatamente.

“Estamos fazendo nosso melhor para localizá-lo e prendê-lo”, disse um porta-voz das autoridades ao Financial Times. “Ele está obviamente fugindo, visto que pessoas centrais na empresa dele também foram para o mesmo país durante aquela época”.

O pedido para emissão do alerta vermelho foi emitido poucos dias após autoridades da Coreia do Sul terem emitido um mandado de prisão para o fundador da rede Terra e buscado invalidar o passaporte dele, o que, em teoria, exigiria que Kwon retornasse a Seul dentro de 14 dias após o recebimento do aviso de revogação.

A autorização de trabalho do fundador da rede Terra em Singapura vence em 7 de dezembro, e um pedido para outra autorização está pendente, segundo um informe da Bloomberg, citando registros governamentais.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar