Internacional

Coreia do Sul acelera projetos para veículos elétricos

15 out 2019, 7:22 - atualizado em 15 out 2019, 7:23
Governo planeja gastar 2,2 trilhões de wones para ajudar a desenvolver tecnologias no segmento (Imagem: Reuters)

A Coreia do Sul anunciou planos para acelerar a adoção de carros elétricos, veículos autônomos e até automóveis voadores nos próximos anos para ajudar a reaquecer a economia.

O presidente Moon Jae-in disse em discurso na terça-feira que as empresas coreanas investirão 60 trilhões de wones (US$ 50 bilhões) no futuro do transporte na próxima década.

O governo planeja gastar 2,2 trilhões de wones para ajudar a desenvolver tecnologias no segmento e a estabelecer as bases para a infraestrutura necessária para recursos como robôs, disse. A comercialização de veículos totalmente autônomos deve ocorrer até 2027, ou três anos antes do planejado, afirmou.

Moon aposta que os investimentos criarão empregos e estimularão uma economia dependente de exportações, que está entre as mais afetadas pelas tensões comerciais globais. O Banco Central da Coreia alertou este mês que será difícil atingir um crescimento de 2,2% este ano.

Moon também previu que veículos elétricos e movidos a hidrogênio responderão por 33% dos automóveis vendidos em 2030, em relação aos cerca de 2,6% em 2019.

Em comparação, a China tem como meta que carros totalmente elétricos, híbridos plug-in e veículos movidos a célula de combustível respondam por 40% de todas as vendas até 2030, segundo uma pessoa a par do assunto.

Para promover as vendas desses veículos, o governo considera estender os subsídios aos consumidores e reduzir os preços do hidrogênio pela metade até 2030 em relação aos níveis atuais, de acordo com comunicado conjunto do Ministério do Comércio, Indústria e Energia e outros ministérios na terça-feira.

De acordo com o plano do governo, a Hyundai Motor planeja investir 41 trilhões de wones até 2025 em veículos autônomos, com a previsão de lançar algumas unidades em 2021.