Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara 3 mísseis balísticos após ano de testes sem precedentes

31 dez 2022, 12:58 - atualizado em 31 dez 2022, 12:58
Coréia do Norte Mísseis
Três mísseis balísticos de curto alcance foram disparados por volta das 8h, no horário local, a partir da província de North Hwanghae, ao sul da capital Pyongyang (Imagem: REUTERS/Edgar Su)

A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos em direção ao mar a leste da Península Coreana neste sábado, disseram militares sul-coreanos.

Os lançamentos são os mais recentes em um número sem precedentes de testes de mísseis conduzidos pela Coreia do Norte neste ano, enquanto Pyongyang avança no desenvolvimento de armas em meio a especulações de que poderia testar uma arma nuclear pela sétima vez.

Os três mísseis balísticos de curto alcance foram disparados por volta das 8h, no horário local, a partir da província de North Hwanghae, ao sul da capital Pyongyang, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Todos os três voaram a uma altitude de cerca de 100 km e cobriram um alcance de cerca de 350 km, segundo o Ministério da Defesa do Japão. Os militares sul-coreanos também disseram que os mísseis voaram cerca de 350 km.

“O lançamento de mísseis balísticos da Coreia do Norte é uma grave provocação que prejudica a paz e a estabilidade na Península Coreana, bem como a comunidade internacional”, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, condenando as atitudes como uma clara violação da resolução do Conselho de Segurança da ONU e incitando sua paralisação imediata.

O Comando Indo-Pacífico dos EUA disse que os lançamentos recentes não representam uma ameaça imediata ao pessoal ou território norte-americano, ou aos aliados de Washington, mas destacaram o impacto desestabilizador do programa de armas da Coreia do Norte.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar