Internacional

Coreia do Norte chama novo líder sul-coreano de “confrontacional” e “pró-EUA”

05 maio 2022, 9:43 - atualizado em 05 maio 2022, 9:43
Presidente eleito da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, visita guarnição das Forças Armadas dos EUA em Pyeongtaek, na Coreia do Sul 07/04/2022 (Imagem: Forças dos EUA na Coreia/Yonhap via REUTERS)

Um importante site de propaganda norte-coreano denunciou na quinta-feira o novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que se comprometeu a adotar uma linha mais dura contra os testes de armas de Pyongyang, descrevendo-o como “pró-Estados Unidos“, e “confrontacional”

A mídia estadual do Norte ainda não fez comentários formais sobre Yoon, um conservador que tomará posse em 10 de maio, mas o site Uriminzokkiri emitiu críticas mordazes antes da posse dele.

“Yoon Suk-yeol tinha suscitado choque com comentários tão absurdos como ‘ataque preventivo’ e ‘principal inimigo’, e despertou uma loucura confrontacional trombeteando uma ‘aliança mais forte entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos'”, disse.

O site referia-se aos comentários de Yoon de que ele permitiria um ataque preventivo à Coreia do Norte se os sinais de ataque fossem iminentes, e à sua descrição da nação vizinha como um “principal inimigo”.

Essa descrição do Norte foi evitada pelo presidente progressista que está deixando o cargo, Moon Jae-in, que havia procurado melhorar as relações.

O site de propaganda criticou Yoon e suas escolhas para ministros da Defesa, Relações Exteriores e a pasta da Unificação como “sapos pró-EUA” que haviam buscado o confronto enquanto serviam em governos conservadores anteriores.

Na quarta-feira, os militares da Coréia do Sul relataram o 14º teste de armas conhecido do Norte este ano, que os analistas disseram que poderia ter como objetivo testar sua tecnologia de satélite de reconhecimento.

Em março, a Coreia do Sul disse que um míssil balístico intercontinental norte-coreano (ICBM) explodiu em pleno ar logo após a decolagem. A mídia estatal não fez menção na época, mas outro lançamento, presumivelmente bem sucedido, do ICBM ocorreu dias depois

“A Coreia do Norte pode não anunciar testes fracassados, mas é muito cedo para dizer que é esse o caso, e o último lançamento pareceu bastante bem sucedido, pois mostrou algum progresso”, disse Park Won-gon, professor de estudos norte-coreanos na Universidade Ewha Womans em Seul.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!