Copom: Sem surpresas, Banco Central mantém Selic em 13,75%
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Este é o maior patamar da taxa básica de juros desde janeiro de 2017, onde a Selic está estacionada desde agosto.
A decisão de hoje corresponde ao consenso do mercado. A dúvida agora é de até quando o Banco Central vai manter o período de manutenção da Selic. Os mais otimistas apontam para cortes já na reunião de maio.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O Banco Central está preocupado com os gastos do novo governo ao longo do ano e pode voltar a subir os juros caso identifique que o risco fiscal está alto. O ministro Fernando Haddad ficou de apresentar o novo arcabouço fiscal antes da reunião deste mês, mas a proposta travou no Planalto.
A ala política do governo não concorda totalmente com o texto desenhado pela Fazenda e Lula pediu para que Haddad ampliasse as conversas com os entes políticos. Agora, a nova proposta será apresentada após a viagem de Lula à China, na próxima semana.
A autoridade monetária elevou os juros 12 vezes desde março de 2021, quando estava no menor patamar histórico de 2%.