Copom interrompe ciclo de aperto da Selic e mantém taxa em 13,75%, mas não descarta retomar altas
O Comitê de Política Monetária interrompeu nesta quarta-feira (21) o ciclo de alta da taxa básica de juros. Porém, no comunicado que acompanhou o anúncio da decisão, o Copom não descartou uma retomada do aperto da Selic, se necessário.
Segundo o Comitê, tal decisão fica condicionada à trajetória da inflação. “O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste, caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, diz, no comunicado.
A própria decisão de manter a Selic estável em 13,75% não foi unânime. Houve dois votos a favor de uma alta residual, de 0,25 ponto percentual (pp).
Por isso, o Copom enfatizou, ainda no comunicado, que seguirá vigilante, “avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”. Nesse caso, o Comitê também se refere à ancoragem das expectativas inflacionárias em torno da meta.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!