Economia

Copom encerra ciclo de altas na semana que vem, diz Itaú

16 set 2022, 14:26 - atualizado em 16 set 2022, 14:26
Itaú
Para 2023, a projeção é de que a Selic atinja o patamar de 11% ao ano até dezembro. (Imagem: Wikimedia Commons/Adobe Stock/Reprodução)

Nos próximos dias 20 e 21 de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para decidir os próximos passos da taxa básica de juros.

Para o Itaú, o Banco Central deverá encerrar o ciclo de altas da Selic já na semana que vem e dentro do atual patamar de 13,75%.

“Acreditamos que o cenário de inflação para o horizonte relevante da política monetária melhorou marginalmente, e que, portanto, o comitê deve indicar a interrupção do processo de aperto monetário”, diz em relatório.

O banco justifica que a dinâmica de preços mostrou alívio na margem, com a moderação da inflação de itens voláteis – como combustíveis – reduzindo o risco de inércia para itens mais persistentes.

Com isso, a projeção é de que a inflação no ano deve recuar de 6,8% para 6,1%. As expectativas para 2023 e 2024 devem permanecer estáveis em 4,6% e 2,7%, respectivamente.

Ainda assim, os economistas do Itaú apontam que o Banco Central deve adotar uma postura vigilante e manter a taxa de juros elevada por um tempo.

“Apesar da redução da inflação de itens voláteis, ressaltamos que as medidas de inflação subjacente seguem elevadas e que o ritmo de desinflação adiante será lento, o que reforça a necessidade de uma política monetária contracionista ainda por algum tempo.”

Para 2023, a projeção é de que a Selic atinja o patamar de 11% ao ano até dezembro.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.