Copom eleva Selic para 9,25%; taxa de juros sobe 1,5 ponto
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros para 9,25% nesta quarta-feira (8) — a sétima alta da Selic desde o começo do ano, quando foi de 2,00% para 2,75%. Isso representa uma alta de 1.50 ponto percentual em relação ao valor anterior, de 7,75%.
Em comunicado, o BC também indicou que agora passará a trabalhar para ancorar as expectativas de inflação em torno da meta, e não mais no alvo central definido pelo governo.
“O Copom considera que, diante do aumento de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário avance significativamente em território contracionista”, disse.
“O Comitê irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.”
A magnitude da elevação foi ao encontro de expectativa unânime do mercado, de acordo com pesquisa Reuters com 31 economistas.
Com a investida, o BC fecha 2021 com a Selic 7,25 pontos acima da mínima histórica de 2%, nível atingido em meio à pandemia e que vigorou até março, numa tentativa de recolocar a inflação nos trilhos em meio ao galopante avanço de preços na economia.
*Com informações da Reuters