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Copel recua após divulgação de relatório de venda de energia do 4º trimestre

11 fev 2019, 13:27 - atualizado em 11 fev 2019, 13:28

Por Investing.com – A Companhia Paranaense de Energia (Copel (CPLE6)) divulgou na última sexta-feira uma prévia do desempenho do mercado de energia elétrica entre outubro e dezembro de 2018. O total de energia vendida pela Copel, composto pelas vendas da Copel Distribuição, da Copel Geração e Transmissão, dos Complexos Eólicos e da Copel Comercialização em todos os mercados, atingiu 10.944 GWh no quarto trimestre de 2018, representando um crescimento de 9,4%.

Na tarde desta segunda-feira, as ações operam em queda de 0,88% a R$ 33,67.

No chamado mercado fio, que é composto pelo mercado cativo, pelo suprimento a concessionárias e permissionárias dentro do estado do Paraná e pela totalidade dos consumidores livres existentes na sua área de concessão, houve crescimento de 1,8% no consumo de energia na base anual.

De acordo com a companhia, o resultado observado é reflexo, principalmente, do crescimento de 4,5% no consumo do mercado livre no período, resultado da melhora da produção industrial do Paraná, que teve crescimento de 1,7% e 0,3% em outubro e novembro, respectivamente, na comparação com os mesmos meses de 2017.

Os setores que mais contribuíram para o aumento do consumo de energia foram os de fabricação de produtos alimentícios, de papel e celulose, e de produtos químicos.

Já a venda de energia para o mercado cativo da Copel Distribuição totalizou 4.892 GWh nos três últimos meses do ano passado, crescimento de 0,6%. Esse resultado foi influenciado pelo aumento do consumo das classes residencial e comercial, devido, principalmente ao incremento no número de consumidores.

A classe residencial consumiu 1.825 GWh entre outubro e dezembro de 2018, registrando crescimento de 2,3% em função do aumento de 2,0% no número de clientes e do modesto crescimento no consumo médio mensal (162 kWh/mês no 4T18 ante 161 kWh/mês no 4T17). No último trimestre de 2018 essa classe representou 37,3% do mercado cativo, totalizando 3.754.598 consumidores.