Últimas Notícias Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Criptomoedas Empresas
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Copel recua após divulgação de relatório de venda de energia do 4º trimestre

Investing.com Brasil - 11/02/2019 - 13:27

Copel

Por Investing.com – A Companhia Paranaense de Energia (Copel (CPLE6)) divulgou na última sexta-feira uma prévia do desempenho do mercado de energia elétrica entre outubro e dezembro de 2018. O total de energia vendida pela Copel, composto pelas vendas da Copel Distribuição, da Copel Geração e Transmissão, dos Complexos Eólicos e da Copel Comercialização em todos os mercados, atingiu 10.944 GWh no quarto trimestre de 2018, representando um crescimento de 9,4%.

Na tarde desta segunda-feira, as ações operam em queda de 0,88% a R$ 33,67.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

No chamado mercado fio, que é composto pelo mercado cativo, pelo suprimento a concessionárias e permissionárias dentro do estado do Paraná e pela totalidade dos consumidores livres existentes na sua área de concessão, houve crescimento de 1,8% no consumo de energia na base anual.

De acordo com a companhia, o resultado observado é reflexo, principalmente, do crescimento de 4,5% no consumo do mercado livre no período, resultado da melhora da produção industrial do Paraná, que teve crescimento de 1,7% e 0,3% em outubro e novembro, respectivamente, na comparação com os mesmos meses de 2017.

Os setores que mais contribuíram para o aumento do consumo de energia foram os de fabricação de produtos alimentícios, de papel e celulose, e de produtos químicos.

Já a venda de energia para o mercado cativo da Copel Distribuição totalizou 4.892 GWh nos três últimos meses do ano passado, crescimento de 0,6%. Esse resultado foi influenciado pelo aumento do consumo das classes residencial e comercial, devido, principalmente ao incremento no número de consumidores.

A classe residencial consumiu 1.825 GWh entre outubro e dezembro de 2018, registrando crescimento de 2,3% em função do aumento de 2,0% no número de clientes e do modesto crescimento no consumo médio mensal (162 kWh/mês no 4T18 ante 161 kWh/mês no 4T17). No último trimestre de 2018 essa classe representou 37,3% do mercado cativo, totalizando 3.754.598 consumidores.

Leia mais sobre: Ações, Copel, Mercados, Setor Elétrico
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você
Recomendados para você