Copel (CPLE6) pode pagar dividendos mais vultuosos?
A Copel (CPLE6) deve seguir com um rendimento de dividendos de 3% a 4%, mas o indicador pode chegar a 8% temporariamente com uma eventual venda da fatia de 51% da Compagás.
A empresa de energia elétrica do Paraná anunciou nesta quarta-feira (20) que contratou assessoria para estruturar e executar o projeto de potencial desinvestimento na companhia paranaense de gás.
De acordo com a empresa recém-privatizada, o potencial desinvestimento está “em sintonia com o Planejamento Estratégico Empresarial da Copel – Visão 2030”.
A operação pode render de R$ 700 milhões a R$ 900 milhões para a Copel, disse o analista Ruy Hungria, da Empiricus, durante a live Giro do Mercado desta quinta-feira (21).
“Os recursos podem virar dividendos ou ajudar no plano estratégico da companhia“, disse Hungria. Apesar disso, para ele a Copel não é a melhor ação do setor.
Ele vê a empresa tendendo para investimentos, o que implicaria em menos dividendos nos próximos anos. “Há uma perspectiva de que ela tenha que segurar um pouco o caixa para renovar concessões”, disse.
O Giro do Mercado também abordou a decisão do Banco Central de reduzir em 0,50 ponto percentual (p.p.) a Selic, para 12,75% ao ano, e a manutenção da taxa de juros nos EUA entre 5,25% e 5,50%, feita pelo Fed.
O analista Matheus Spiess sublinhou que a reação negativa dos mercados hoje é uma volatilidade natural do curto prazo, mas frisou que segue otimista como Ibovespa no longo prazo.