Comprar ou vender?

Copel (CPLE6): O potencial da ação com uma nova política de dividendos, segundo o BTG

11 fev 2025, 18:48 - atualizado em 11 fev 2025, 18:48
Copel/Divulgação
Copel/Divulgação

A percepção de dividendos sólidos e recorrentes para a Copel (CPLE6) poder ser um grande diferencial para a tese de investimentos na empresa, disse o BTG Pactual, em meio a uma reestruturação da companhia. A instituição segue recomendando a compra do papel, a um preço-alvo de R$ 15 – a ação é negociada na faixa dos R$ 10.

Para os analistas do banco, a companhia paranaense de energia tem ajustado sua base de custos em um bom ritmo, atraído novos talentos e vendido ativos em condições melhores do que as previstas pelos investidores. “A Copel já está pagando dividendos razoáveis e mantém um programa de recompra de ações significativo”, acrescentaram.

“Somado a isso, a empresa está trabalhando em uma nova política de dividendos, o que pode fortalecer sua tese de investimento”, diz trecho do relatório assinado por Antonio Junqueira e equipe.

“Ainda não sabemos o que a empresa apresentará em termos de nova política de dividendos, mas, caso gere confiança na comunidade de investidores com, por exemplo, um payout de 75% nos próximos anos, isso indica um yield médio de 8,5% entre 2025 e 2027. Se um payout de 100% for viável sob a nova política, o yield médio no período subiria para 11%”.

Eles argumentam que, apesar dos avanços na companhia, que foi privatizada em 2023, a ação é negocia com uma TIR real de 12% e afirmam que nenhum pagador recorrente de dividendos tem essa taxa.

“Se a empresa passasse a ser negociada com uma TIR real similar à de empresas focadas em dividendos (digamos, 9,5% real), seu valor de mercado poderia subir cerca de 25%. O cenário parece bastante assimétrico, considerando a nova política de dividendos em desenvolvimento”, disseram.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar