Empresas

Copel (CPLE3) assume controle de Mauá e MSG em transação com a Eletrobras (ELET3)

12 dez 2024, 19:09 - atualizado em 12 dez 2024, 19:09
Day Trade, Mercados, Copel, CPLE6, Embraer, EMBR3
Ações da BRF também são recomendação de compra no day trade desta quinta-feira (Imagem: Copel/Divulgação)

A Copel (CPLE3) anunciou nesta quinta-feira (12) a aquisição do controle da Usina Hidrelétrica Mauá e da transmissora Mata de Santa Genebra S.A. (MSG) através de uma transação com a Eletrobras (ELET3).

A Copel, por meio de sua subsidiária Copel GeT, comprou os 49% da Eletrobras em Mauá e os 49,9% da Eletrobras em MSG.

Em contrapartida, a Copel GeT transferiu a Usina Hidrelétrica Colíder (100% de sua propriedade) para a Eletrobras e realizará um pagamento adicional de R$ 365 milhões em caixa.

A data-base da operação é 31 de dezembro de 2023, o que inclui a transferência do caixa e dos financiamentos dos três ativos envolvidos. A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais.

A Copel justifica a operação como parte de sua estratégia de otimização de portfólio e reciclagem de ativos. A companhia espera obter ganhos de sinergia pela simplificação da estrutura operacional e administrativa, além de compensar R$ 170 milhões em prejuízos fiscais relacionados à impairment de Colíder.

A companhia contou com a assessoria do banco BTG Pactual e do escritório Stocche Forbes Advogados na operação.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.