Empresas

Copel (CPLE3) assume controle de Mauá e MSG em transação com a Eletrobras (ELET3)

12 dez 2024, 19:09 - atualizado em 12 dez 2024, 19:09
Day Trade, Mercados, Copel, CPLE6, Embraer, EMBR3
Ações da BRF também são recomendação de compra no day trade desta quinta-feira (Imagem: Copel/Divulgação)

A Copel (CPLE3) anunciou nesta quinta-feira (12) a aquisição do controle da Usina Hidrelétrica Mauá e da transmissora Mata de Santa Genebra S.A. (MSG) através de uma transação com a Eletrobras (ELET3).

A Copel, por meio de sua subsidiária Copel GeT, comprou os 49% da Eletrobras em Mauá e os 49,9% da Eletrobras em MSG.

Em contrapartida, a Copel GeT transferiu a Usina Hidrelétrica Colíder (100% de sua propriedade) para a Eletrobras e realizará um pagamento adicional de R$ 365 milhões em caixa.

A data-base da operação é 31 de dezembro de 2023, o que inclui a transferência do caixa e dos financiamentos dos três ativos envolvidos. A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais.

A Copel justifica a operação como parte de sua estratégia de otimização de portfólio e reciclagem de ativos. A companhia espera obter ganhos de sinergia pela simplificação da estrutura operacional e administrativa, além de compensar R$ 170 milhões em prejuízos fiscais relacionados à impairment de Colíder.

A companhia contou com a assessoria do banco BTG Pactual e do escritório Stocche Forbes Advogados na operação.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar