Catar

Copa do Qatar tem cerimônia discreta de encerramento

18 dez 2022, 13:40 - atualizado em 18 dez 2022, 13:40
Copa do Mundo Catar 2022
Os torcedores argentinos superaram os franceses em número (Imagem: REUTERS/John Sibley/File Photo)

Milhares de torcedores vestindo as cores da França e da Argentina se reuniram no estádio Lusail, em Doha, neste domingo, onde a Copa do Mundo 2022 termina com um cenário dos sonhos para o Catar: um duelo entre Kylian Mbappé e Lionel Messi, ambas estrelas do Paris Saint-Germain, controlado por Doha.

A multidão superlotou o metrô de Doha e fez a companhia Qatar Rail atrasar o acesso às estações, enquanto uma modesta cerimônia de encerramento começava dentro do estádio.

Os torcedores argentinos superaram os franceses em número.

A multidão assistiu aos aviões da força aérea do Catar sobrevoando Lusail enquanto o Estado do Golfo também comemorava seu dia, com milhares de forças policiais, incluindo unidades anti-motim equipadas com canhões de água, protegendo a área.

A realização da Copa do Mundo de 2022 no Catar, marcada por controvérsias, é parte de uma estratégia construída pelo pequeno, mas rico Estado para reforçar sua influência global.

O torneio colocou seu histórico de direitos humanos sob os holofotes – incluindo as condições de trabalho para estrangeiros que construíram os estádios e as leis conservadoras que restringem a expressão política e barram a venda de álcool.

Autoridades do Catar dizem que as críticas ao seu país têm sido injustas e mal informadas, apontando para a promulgação de reformas nas leis trabalhistas desde 2018 e acusando alguns que criticam de racismo e critérios duplos.