Copa do Mundo: Quem são os patrocinadores que geram bilhões para a Fifa?
A Copa do Mundo 2022 teve seu início no último domingo (20), no Catar, e até o dia 18 de dezembro, 32 seleções disputam o campeonato mundial. Para a realização do evento, a Fifa conta com 25 apoiadores, divididos entre os parceiros da Federação, patrocinadores da Copa e apoiadores regionais.
Segundo o Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo, a estimativa é de que, apenas com acordos publicitários, a Fifa tenha recebido cerca de US$ 1,7 bilhão com a Copa do Mundo.
O levantamento aponta ainda que a competição deste ano deve render o montante de US$ 6,2 bilhões. O valor contabiliza os US$ 1,7 bi de patrocínios e ainda US$ 3,1 bi de receita com direitos de transmissão e US$ 1,4 bi com a venda de ingressos, camarotes e venda de produtos.
Patrocinadores da Copa do Mundo
Conforme divulgado no site oficial da Confederação, há os Fifa Partners (Parceiros Fifa), Fifa World Cup Sponsors (Patrocinadores da Copa do Mundo Fifa) e Regional Supporters (apoiadores regionais).
Confira quem são as marcas patrocinadoras em cada uma dessas categorias:
Fifa Partners
Esta é a cota de patrocínio mais seleta, que garante presença da marca não só na Copa do Mundo, mas em demais eventos da Confederação.
- Adidas
- Coca-Cola
- Wanda Group
- Hyundai-Kia
- Qatar Airways
- Visa
- Qatar Energy
Fifa World Cup Sponsors
- Budweiser
- Byju
- Cypto.com
- Hisense
- McDonald’s
- Mengniu
- Vivo (empresa chinesa de tecnologia e celulares, e não a telecom brasileira Vivo)
Regional Supporters
Esta categoria de patrocínio se divide entre as partes do mundo, para ativações segmentadas sobre a Copa do Mundo.
Na América Latina:
Europa:
- Algorand
América do Norte e Central:
- Look Company
- Algorand (a plataforma adquiriu cotas nas duas regiões)
- Frito-Lay
África e Oriente Médio:
- GWC
- Ooredoo
- QNB
Ásia-Pacífico:
- BOSS Zhipin
Patrocinadores da Seleção Brasileira
Para a edição deste ano do mundial de clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mais que dobrou o número de patrocinadores da seleção brasileira, em comparativo com 2018, ano em que teve 9 patrocínios.
Em agosto, foi anunciada a renovação do patrocínio com um dos mais antigos patrocinadores: o Itaú. Segundo divulgado pelo Estadão, durante os próximos quatro anos, a CBF vai receber mais de R$ 300 milhões apenas do banco.
Veja a lista de patrocinadores da seleção na Copa do Mundo:
- Nike: desde 1995
- Guaraná Antarctica: desde 2001
- Vivo: desde 2005
- Itaú: desde 2008
- Mastercard: desde 2012
- Gol: desde 2013
- Cimed: desde 2016
- Três corações: desde 2017
- Technogym: desde 2018
- STATSports: desde 2018
- Fiat: desde 2019
- Semp TCL: desde 2019
- Pague Menos: desde 2020
- Bitci: desde 2021
- Free Fire: desde 2021
- Kwai: desde 2021
- Kin Analytics: desde 2021
- GLOBUS: desde 2021
- Kavak: desde 2022
- Zé Delivery: desde 2022
- Rappi: desde 2022
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!