Copa do Mundo

Copa do Mundo: O último samba de Marta, a maior de todos os tempos

23 jul 2023, 14:00 - atualizado em 21 jul 2023, 16:38
Copa do Mundo Feminina futebol Austrália estádio
Marta deverá disputar a última Copa do Mundo, após seis edições e mais gols marcados na história da competição (Foto: FIFA/Divulgação)

O Brasil estreia na Copa do Mundo Feminina nesta segunda-feira (24) e a grande expectativa é se a estrela da modalidade e da Seleção Brasileira irá jogar. Marta ainda é dúvida para a primeiro partida, mas deverá participar dos próximos duelos e com uma missão: buscar o título inédito e fazer a sua última Copa.

Aos 37 anos, a craque do Orlando Pride e dona da camisa da 10 da seleção se prepara para o “seu último samba” na competição, após seis edições. E ela deixa números históricos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A última dança em Copa do Mundo

Marta veste a amarelinha há 21 anos e, desde então, é a maior artilheira da história seleção brasileira (considerando as modalidades feminina e masculina), com 118 gols.

A maior goleadora da Seleção também é a maior artilheira da história em Copas do Mundo, com 17 gols em 20 jogos. A rainha Marta também foi a primeira atleta a marcar gols em cinco edições de Copa, alcançando o feito na Copa de 2019, na França.

Em entrevista à ESPN Brasil, Marta confirmou que será a sua última Copa do Mundo como jogadora. “Estou lidando muito bem com isso. Sou muito consciente de tudo que já fiz até aqui. Eu tenho que aproveitar cada momento e estou da melhor maneira possível. Pode ser a última Copa. Como atleta, com certeza”, disse a meio-campista.

Contudo, a estrela fala sobre outras formas de estar na Copa futuramente. “Não será a minha última porque vou estar aplaudindo, fazendo alguma coisa”, acrescentou.

Copas e medalhas pela Seleção Brasileira

A carreira vitoriosa da eleita seis vezes melhor jogadora de futebol do mundo ainda não tem o Mundial. O título bateu na trave em 2007, quando a Seleção Brasileira foi vice-campeã mundial. Ainda assim, Marta acumula títulos importantes para a modalidade.

Na seleção, Marta conquistou as medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e no Rio, em 2007. Além disso, foram três títulos da Copa América Feminina (2003, 2010 e 2018).

Rainha Marta

Veja as conquistas da jogadora:

  • eleita 6 vezes a melhor jogadora de futebol feminino do mundo;
  • 6 participações em Copa do Mundo;
  • maior artilheira da história em Copas do Mundo, com 17 gols;
  • a primeira atleta a marcar gols em cinco edições de Copa do Mundo;
  • maior artilheira da seleção brasileira, com 118 gols