Copa do Mundo: Marketing usa campeonato no Catar para alavancar vendas do comércio
Disputada entre 32 seleções de países do mundo todo durante 30 dias, a Copa do Mundo é fenômeno não apenas para os brasileiros. O impacto financeiro é enorme e muitas empresas, marcas e segmentos inteiros procuraram explorar tudo o que o campeonato pode oferecer.
Comércio
Cada ramo do comércio reage de um jeito à chegada da Copa do Mundo, em algumas áreas as vendas tem potencial de aumentar muito, ao passo que em outras, à medida que o evento se aproxima, tendem a cair.
Se você tem uma empresa, precisa verificar se tem algo que tenha em comum para surfar essa onda, e aproveitar o evento a favor de seu comércio.
Um setor que normalmente, é a principal atração são os comércios de varejo, que já entendem como é o fato de trabalhar com datas comemorativas.
O segmento registra maior preferência por aparelhos com telas entre 50 e 55 polegadas, que tem valor de mercado entre R$ 2,3 mil a R$ 2,8 mil.
A procura pelas televisões nessa categoria já apresenta um crescimento de mais de 50% na sua procura e o mês de agosto e já superou o pico obtido no ano passado.
Bares e Restaurantes
São os mais atrativos, pois nessa época muitas empresas liberam seus funcionários 1 hora antes do jogo, e retornam 1 hora após, com isso sem perder tempo de deslocamento, é o setor onde une, uma grande parte da população, onde sempre são realizados, promoções durante a exibição dos jogos.
Ao pensar nas comemorações, comidas e bebidas lideram a preferência de compras com 54,3%.
Com um pouco de dedicação e marketing, esses comércios recebem um grande volume de pessoas, onde pode ser feito um atendimento, incrível a fim de fidelizar um novo cliente.
Fantasias e Acessórios e Roupas
A criatividade não tem limite, camisas retro como as da Copa de 58, 62 e 70 tem uma forte apelo e saudosismo, assim como a venda das camisas atuais disparam.
Lojas que vendem adereços, perucas tintas verde e amarelo ditam o tom da paixão do Brasil pela Copa.
E-commerce
Esse com certeza é um setor no qual as vendas disparam.
Uma Copa do Mundo durante uma Black Friday não poderia ser mais estratégica para quem trabalha com e-commerce.
Segundo estudo divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) em outubro, a previsão é de que as vendas aumentem 7,9% em comparação aos jogos de 2018.
Infânto Juvenil
As grandes estrelas da Copa são as bolas oficiais que atraem adultos e crianças. Até o momento, a procura por esse item cresceu quase 69%, e o modelo oficial dos jogos de 2022, a Al Rihla (Nome oficial da bola da Copa), já figura entre os produtos mais vendidos desta classe, assim como bonés verde e amarelo e camisas da seleção.
Camisetas, bolas de futebol e artigos de decoração são indicados como intenção de compra. Outro indicador traz a expectativa de que durante a Copa, a média de gasto com produtos chegue a R$ 567.
Casas de Aposta
Com a popularidade e media das casas de aposta em rede aberta, a um aumento no número de apostadores, a chamada “fezinha”, é uma opção para quem sabe jogar com responsabilidade, podem acertar em placar, gols e diversas combinações de acordo com site de cada empresa.
Turismo
Não se pode negar que há expectativa de crescimento para o setor também este ano, uma vez que muitas pessoas procuram por agências de turismo para comprar pacotes para a Copa do Catar.
Com isso, muitas agências facilitaram os pacotes de aéreo e hospedagem, e com a copa no final de ano, muitas escolas já abriram o período de férias escolares, assim podendo ter uma viagem tranquila com a família.
alguma procedimentos devem ser seguidos como:
-Verificar a validade do passaporte
– Conferir a moeda local (câmbio)
-Não fotografar nada e nem pessoas sem autorização
Para viajar ao Catar é imprescindível pré-cadastro no site da Ehteraz, um aplicativo que permite verificar a saúde dos viajantes, e tomar as vacinas devidas e apresentar o comprovante no embarque.
As agências já instruem tudo isso, mas é sempre bom lembrar, e aproveitar a experiência com moderação.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!