Futebol

Copa do Mundo: Japão surpreende Alemanha, Espanha goleia e Bélgica vence com susto; assista aos gols

23 nov 2022, 18:39 - atualizado em 25 nov 2022, 12:30
Copa do Mundo Fifa
Seleção brasileira estreia nesta quinta-feira tentando fugir das zebras

Depois da derrota da Argentina para a Arábia Saudita, foi a vez da Alemanha ser vítima de zebra na Copa do Mundo do Catar nesta quarta-feira (23). Os alemães saíram na frente, mas sofreram a virada para a seleção do Japão nos minutos finais do jogo.

Já a Espanha não teve dificuldades e goleou a Costa Rica. Diferente da Bélgica, que sofreu para vencer o Canadá no último jogo do dia. Marrocos e Croácia empataram sem gols na abertura dos jogos do dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marrocos x Croácia

Em jogo com poucas chances de gol, Marrocos e Croácia ficaram no empate em 0 a 0 na abertura do Grupo F da Copa do Mundo FIFA de 2022, nesta quarta-feira. Os atuais vice-campeões até tiveram mais chances, mas esbarraram na falta de criatividade do seu meio-campo para fazer valer a maior experiência na competição e transformar a posse de bola em ideias.

Com o resultado, a Croácia tentará melhor sorte contra o Canadá no domingo, enquanto que Marrocos terá um desafio complicado diante da Bélgica, no mesmo dia.

Alemanha x Japão

Japão surpreendeu a Alemanha e virou o jogo nos minutos finais (Imagem: REUTERS/Matthew Childs)

Quatro anos depois, o mesmo resultado. Após perder em 2018, a Alemanha voltou a ser derrotada na estreia da Copa do Mundo FIFA de 2022. Dessa vez, o algoz foi uma valente seleção do Japão, que buscou uma grande virada em menos de dez minutos.

Dispostos a evitar uma surpresa como na Rússia, os comandados de Hansi Flick tomaram a iniciativa no começo da partida e não demoraram a encontrar o caminho do gol. Com pouco mais de meia hora de bola rolando, Gundogan, de pênalti, abriu o placar.

O segundo tempo iniciou muito equilibrado entre os dois times. A Alemanha buscava o segundo gol, mas corria riscos no contra-ataque. E foi justamente assim que o Japão construiu sua vitória. Aos 30 minutos, Doan aproveitou bola que sobrou dentro da área e estufou a rede de Neuer. Aos 38, foi a vez de Asano mudar os rumos do jogo. O atacante dominou bola em profundidade, avançou pelas costas da defesa alemã e bateu no alto, sem chances de defesa.

Espanha x Costa Rica

Espanha não tomou conhecimento da Costa Rica (Imagem: REUTERS/Marko Djurica)

Depois de três estreias consecutivas em Copas do Mundo FIFA sem vencer, a Espanha conseguiu encerrar o tabu nesta quarta-feira e tratou de desbancar a Costa Rica dando um show de bola de proporções históricas.

Os campeões mundiais de 2010 usaram e abusaram do seu tradicional toque de bola (o globalmente famoso tiki-taka). E, desta vez, foram muito eficientes para transformá-lo em gols. A vitória por 7 a 0 é simplesmente a maior goleada já aplicada pela Roja no torneio de futebol mais importante do planeta.

Bélgica x Canadá

Canadá perdeu pênalti quando o jogo estava empatado (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

A estabelecida geração belga, na sua terceira Copa do Mundo, teve pela frente nesta quarta-feira uma promissora leva de jogadores canadenses, resultando em um dos grandes jogos deste Mundial. Com várias chances de gol e duelo tático de alto nível, os europeus levaram a melhor e venceram por 1 a 0.

O duelo teve momentos de domínio de ambas as partes, mas não é absurdo dizer que o time da América do Norte foi superior em um período maior da partida. A marcação pressão e a linha alta da defesa causaram danos aos europeus.

A etapa final manteve o panorama dos 45 minutos iniciais, com o Canadá pressionando e buscando o gol a todo o momento. Dona de um grande goleiro e de uma equipe já muito experiente em Mundiais, a Bélgica conseguiu segurar o triunfo até o fim.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!