Copa do Mundo: Inteligência artificial calcula quem é o favorito da competição
A seleção do Brasil é a favorita da Copa do Mundo 2022, segundo o modelo de previsão com base em inteligência artificial da empresa britânica Stats Perform, que calculou a probabilidade de cada seleção vencer.
O torneio já está no final das oitavas de final, começando sua terceira fase nesta sexta-feira (9), quando a seleção brasileira enfrenta a Croácia.
A Opta, nome do modelo de inteligência artificial, usa os dados mais recentes para calcular as chances de cada país, em um gráfico que é atualizado diariamente.
E a seleção do Brasil é a favorita desde o início da Copa do Mundo, segundo a Opta.
O Brasil começou o torneio com 17% de chances de vencer, alcançou a marca de 25,2% no último dia 29 de novembro, depois de vencer da Suíça.
O favoritismo da seleção caiu ao longo do torneio, principalmente depois da derrota contra o Camarões. Mas na última segunda-feira (5), a seleção seguia como a principal aposta, com 20,6% de chances de conseguir seu hexacampeonato este ano.
Fortes concorrentes
A Argentina é o segundo nome do estudo da Opta, com 19% de chances de levar a taça do Catar para casa este ano.
Os hermanos começaram a Copa do Mundo com 13% de chances de vencer, caíram para 6% depois que a seleção perdeu para a Arábia Saudita, mas subiram esse percentual nos jogos seguintes.
A França aparece como a terceira favorita para ser campeã, com 15,7% de chances. Na sequência, aparecem as seleções da Inglaterra (14,1%), Holanda (9,9%), Espanha (8,4%), Portugal (5,7%), Croácia (2,9%), Suíça (1,3%) e Marrocos (1,1%).
Metodologia
A Stats Perform, que criou o modelo de previsão, é uma empresa de tecnologia esportiva especializada em dados e inteligência artificial.
Para calcular as chances de cada seleção, a empresa explica que estima a probabilidade de cada um dos resultados possíveis nas partidas, usando os dados do mercado de apostas e o ranking das equipes no Stats Perform.
Jamie Kemp, editor de dados da Opta, explica que as probabilidades são calculadas com base em dados históricos e recentes do desempenho de cada equipe.
“O modelo considera a força do adversário e a dificuldade que tem pela frente até a final, levando em conta a composição dos grupos e a classificação para as fases eliminatórias”, disse o editor à BBC Sports.
Saiba mais! COMO OS TIMES DE FUTEBOL GANHAM DINHEIRO?