Copa do Mundo

Copa do Mundo: Horário e derrota do Brasil derrubam ibope da Globo

09 dez 2022, 17:15 - atualizado em 09 dez 2022, 18:16
Brasil x Croácia
Globo teve a liderança absoluta no horário, mas resultado foi menor do que o alcançado anteriormente

Diferente do que aconteceu nos jogos anteriores do Brasil, a Globo viu seu Ibope registrar números piores do que os alcançados anteriormente. Com o jogo em horário diferente e com o resultado negativo dentro de campo, a emissora marcou 48 pontos no Ibope e teve 75% das televisões ligadas em seu canal.

Apesar de manter a liderança e do resultado superior para o horário em qualquer dia comum, a marca é menor do que a registrada nas partidas anteriores da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar.

No jogo entre Brasil Coreia do Sul, pela oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, a Globo alcançou 52 pontos no Ibope no Rio de Janeiro e em São Paulo. Cerca de 80% das televisões ligadas estavam sintonizadas na emissora na hora do jogo.

Esse resultado representou o maior ibope para a faixa e horário de 16h e 18h entre todas as emissoras desde o jogo entre Brasil e França pela Copa da Mundo da Alemanha em 2006.

Streaming faz barulho, mas negócio ainda não compensa em transmissões esportivas

Os recordes alcançados pelo influenciador brasileiro Casimiro Miguel em transmissões de jogos da Copa do Mundo do Catar chamaram a atenção e aumentaram os questionamentos sobre o futuro das transmissões ao vivo e o monopólio da Globo.

Mas, apesar de muito atrativos e com ótimos resultados, o modelo adotado pelas chamadas big tech ainda não encontraram um jeito de ser rentáveis na mesma proporção dos investimentos feitos.

Globo ganhou mais de R$ 1 bilhão com Copa do Mundo, mas ficou no prejuízo

Copa do Mundo mais cara da história tem trazido dificuldades financeiras para as empresas captarem recursos com a exploração dos jogos.

Globo, que tem exclusividade na transmissão dos jogos na TV aberta e fechada no Brasil, vendeu as cotas de patrocínio mais altas de sua história, mas o montante é insuficiente para, por si só, trazer lucro para a empresa.

Assim como tenta explorar de outras maneiras o evento ( o que fez ao longo dos 4 anos de diversas maneiras) a Globo ainda teve de lidar com altos custos de produção. Além de um dos países mais caros, o Catar ainda traz dificuldades por questões culturais e climáticas que encarecem a produção.