Copa do Mundo Feminina: Os destaques do agro dos 24 países do torneio
Na última quinta-feira (20), começou a Copa do Mundo Feminina 2023, torneio mais importante do futebol de seleções, que chega a sua 8ª edição e está sendo realizada na Austrália e Nova Zelândia.
A Seleção Brasileira estreou nesta segunda-feira (24), contra o Panamá, vencendo a equipe por 4×0.
Com isso, separamos os principais destaques produtivos do agro de cada um dos 24 países presentes no torneio.
- Conheça aqui a ação que já subiu mais de 190% no 1º semestre e deve continuar se dando bem com o ‘boom’ do setor aéreo no Giro do Mercado de hoje (24), e saiba se ainda dá tempo de aproveitar a oportunidade! Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta, às 12h.
Destaques do agro na Copa do Mundo Feminina
Grupo A
Suíça : O setor do agronegócio contribui para cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e fatura um rendimento anual de aproximadamente R$ 55,36 bilhões, com base em dados de 2015.
No entanto, o grande destaque das suíças fica por conta da produção leiteira do país, que representa 50% dessa receita.
Nova Zelândia: O país que divide a sede do torneio ao lado da Austrália, se destaca com o 3º maior produtor de kiwi do mundo, produzindo 414 mil toneladas em 2018.
Na pecuária, o destaque fica carne de cordeiro, com o país sendo o 3º maior produtor do mundo, com 449 mil toneladas.
Noruega: As campeãs de 1995 são destaques na pesca, com a atividade sendo extremamente importante para a economia do país.
A Noruega é o segundo maior exportador mundial de produtos do mar, o que inclui os peixes e frutos do mar, perdendo apenas para a China.
Filipinas: No país, o destaque fica para o abacaxi, sendo o 2º maior produtor do mundo da fruta, com 2,7 milhões de toneladas.
Além disso, destaque para produção de coco, com as Filipinas sendo consideradas também o 2º maior produtor do mundo de coco do mundo, com 14,7 milhões de toneladas, segundo números de 2018.
Grupo B
Austrália: Os anfitriões do torneio se destacam na produção de ovinos, sendo essa uma das principais atividades para economia do país. Com isso, os australianos se destacam como o principal país produtor de lã do mundo.
Canadá: O país se destacou em 2018 sendo o 2º maior produtor mundial de aveia, com 3,4 milhões de toneladas. Outro destaque fica para produção de fertilizantes, com o país ficando entre os principais produtores e exportadores globais ao lado de China, Rússia e Canadá.
Nigéria: No país, a agricultura responde por grande mais da metade dos empregos país. Entre as culturas mais produzidas, destaque para mandioca e inhame, com a Nigéria sendo a principal produtora dos produtos.
Irlanda: O país europeu se destaca pela importação do que pela produção agropecuários. No entanto, a Irlanda produz bons volumes de cevada, trigo, batata e aveia
Grupo C
Japão: Por conta da grande quantidade de montanhas, que dificultam a agricultura, o país que conquistou a Copa do Mundo Feminina em 2011 não conta com grandes destaques produtivos. Ainda assim, o arroz, muito consumido na região, é o único alimento produzido no Japão que supre a demanda interna.
Espanha: O país é o maior produtor de azeitonas do mundo, são 10 milhões de toneladas produzidas por ano, volume que representa 40% da produção do planeta.
Costa Rica: No país, o destaque do agro fica para o abacaxi, sendo o maior produtor do mundo da fruta, com 3,3 milhões de toneladas.
Zâmbia: O país africano se destaca na produção de tabaco, sendo o 6º maior produtor do mundo.
Grupo D
Dinamarca: Com destaque para agricultura orgânica, sendo uma das melhores do mundo, o país se destaca na produção de cevada, trigo e o centeio.
Inglaterra: As principais culturas que são cultivadas entre os ingleses são trigo, cevada, aveia, batata e beterraba.
China: Grande polo do agro ao lado do Brasil, os chineses são os maiores produtores globais de produtos como arroz, trigo, melancia, batata, tomate, cenoura, maçã, repolho e cebola.
Haiti: O produto de destaque do país é o arroz. Ainda assim, os haitianos produzem produtos como banana, manga, milho e batata-doce.
Grupo E
Estados Unidos: O país, 4 vezes campeão do torneio, se destaca pela produção de milho, que neste ano, deve ficar atrás do agro do Brasil nas exportações globais do cereal. Além disso, o país é um grande produtor de soja, leite, suco de laranja e carne bovina, sendo o principal exportador de produtos agrícolas
Holanda: Os Países Baixos são o segundo maior exportador de produtos agrícolas do mundo, depois dos EUA, com destaque especial para produtos como flores, queijos, tomates, verduras em geral e cerveja
Portugal: Os principais produtos agrícolas de Portugal são os cereais (trigo, cevada, milho e arroz), as batatas, as uvas (para produção de vinho), as azeitonas e os tomates.
Vietnã: O país se destaca como 3º maior produtor do mundo de borracha natural, somente atrás de Tailândia e Indonésia. No entanto, o grande destaque dos vietnamitas fica para o café, com o país sendo o 2º maior produtor do mundo, atrás apenas do Brasil.
Grupo F
Brasil: Buscando o seu primeiro e sonhado título no torneio, o Brasil se destaca como principal produtor global de soja, café e cana-de-açúcar, além de se destacar na produção de milho, algodão e carnes.
França: No agro, os franceses se destacam na pecuária leiteira como 7º maior produtor mundial de leite de vaca e 5º maior em leite de cabra. Em função disso, o país é o maior produtor de queijos do planeta, com mais de 400 tipos.
Jamaica: O agro serve como principal atividade econômica do país, com destaque para cana-de-açúcar.
Panamá: Entre as principais produções do país, estão cana-de-açúcar, banana e arroz.
Grupo G
Suécia: As principais regiões agrícolas estão localizadas no sul do país, nas planícies centrais, e na costa da Norlândia. O principal produto produzido é o leite, seguido pela carne bovina, suína e de frango.
Itália: Na Itália, o destaque fica para a produção de uvas e, consequentemente, de vinhos. Os italianos se consolidaram como os maiores produtores da bebida, com 26,5 bilhões de litros, o que representa 18,5% da produção mundial.
África do Sul: Com um clima favorável ao agro, o país aposta em culturas como cana-de-açúcar, milho, trigo, batata e uva.
Argentina: O país é um dos 5 maiores produtores mundiais de soja, milho, semente de girassol, limão, pêra e erva-mate, um dos 10 maiores produtores mundiais de cevada, uva, alcachofra, tabaco e algodão e um dos 15 maiores produtores mundiais de trigo, cana-de-açúcar, sorgo e toranja.
Grupo H
Alemanha: A nação bicampeã do torneio conta com grandes volumes na produção de carne suína e produção de leite. Além disso, o país conta com uma produção elevada de cevada, triticale e batata.
Colômbia: O país é um dos 5 maiores produtores mundiais de café, abacate e óleo de palma, e um dos 10 maiores produtores globais de cana-de-açúcar, banana, abacaxi e cacau.
Coréia do Sul: No país, são produzidos principalmente arroz, tubérculos, cevada, legumes e frutas. Quando o assunto é pecuária, o destaque do agro fica para carne de frango.
Marrocos: O país africano está entre os 3 principais produtores de azeitona do mundo, atrás de Espanha e Itália. Além disso, os marroquinos são referência na produção de fosfato, importante insumo para produção de fertilizantes.