Copa do Mundo: Entenda como Neymar bate pênalti e por que ele quase nunca erra
No jogo mais recente do Brasil na Copa do Mundo 2022, contra a Coreia do Sul, Neymar fez um gol de pênalti, e o resultado foi 4 a 1 para a seleção brasileira.
O atacante cobrou um pênalti aos 13 minutos do primeiro tempo de jogo, o que o tornou o terceiro jogador brasileiro a marcar em pelo menos três edições da Copa do Mundo masculina.
O primeiro gol de pênalti profissional de Neymar foi aos 18 anos do jogador, na época do Santos, contra o Atlético-MG, em 2010.
Desde então, o jogador cobrou 74 pênaltis e apenas 15 foram desperdiçados, um aproveitamento de 83%. Com a camisa do Brasil, foram apenas três bolas fora.
Entenda a técnica
Neymar passou a fazer um movimento de curva, depois que a técnica da paradinha foi vetada, que leva mais tempo para chegar à bola e concluir a cobrança.
O movimento acontece do meio para o lado esquerdo, e é finalizado no centro, onde o jogador chuta com o pé direito.
Especialistas, ouvidos pelo ‘O Globo’, apontam que esse movimento gera ansiedade no goleiro, já que o objetivo é descobrir onde o adversário vai bater. Entender o movimento, a posição do corpo e o pé de apoio aumentam as chances de defender a cobrança.
Mas Neymar desacelera ao se aproximar da bola, em uma tentativa de ganhar ainda mais tempo.
Enquanto o atacante projeta seus joelhos para cima e para baixo, mantendo o corpo menos angulado possível para não indicar qualquer lado.
Assim, Neymar esconde a jogada até a hora de encostar na bola, enquanto o goleiro precisa se antecipar e escolher um dos lados.
O atacante do Brasil espera para que essa decisão de se antecipar aconteça para que ele possa identificá-la.
Com o gol mais livre é possível tocar a bola com menos força caso não aguardasse a reação do goleiro, com maior espaço para tocar a bola.
Nesta sexta-feira (9), o Brasil enfrenta a seleção da Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Confira o horário e onde assistir ao jogo.
Saiba mais! COMO OS TIMES DE FUTEBOL GANHAM DINHEIRO?