Copa do Mundo

Copa do Mundo: É permitido usar a camisa da seleção no trabalho?

16 nov 2022, 13:35 - atualizado em 16 nov 2022, 13:36
Copa do Mundo
A Copa do Mundo começa neste domingo (20) e cumprir o expediente de trabalho usando camisetas de times de futebol é algo que precisa ser analisado. (Imagem: Divulgação/CBF)

Falta menos de uma semana para o início da Copa do Mundo e cumprir o expediente de trabalho usando camisas de times de futebol é algo que precisa ser analisado.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) pontua que é necessário observar a situação com bom senso. Caso a empresa tenha um ambiente formal, o indicado é ir trabalhar com as roupas padrão.

No caso de a companhia anunciar que fará um momento de descontração, para que todos os funcionários assistam ao jogo juntos, aí sim a camisa da seleção pode ser usada. Contudo, o ideal é fazer o uso da camiseta apenas no momento do jogo, e depois, trocar as peças.

Para o CEO do Grupo Soulan, Marcelo Souza, não se deve usar a camiseta da seleção quem trabalha com exposição ao público, a menos que haja uma liberação explícita do RH da companhia.

Soulan destaca, em entrevista para o UOL, que se a companhia adotar no dia-a-dia roupas casuais, não existem contratempos. O executivo afirma que só não pode associar a camiseta em questões políticas, visto que as cores da bandeira do Brasil virou símbolo dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Sem dispensas

Os horários dos primeiros jogos da seleção brasileira na fase de grupos, irá atravessar muitas jornadas de trabalho, mas isso não resulta em dispensas ou folgas.

O advogado especialista em Direito Processual e Material do Trabalho, Marcel Zangiácomo, respondeu ao Money Times que, apesar do apreço do brasileiro pelo futebol, os jogos não configuram feriados, portanto, não há dispensa do trabalho nestes dias.

Contudo, Zangiácomo destaca que as empresas tem flexibilidade para decidir como irão proceder em dias de jogos, contanto que sejam respeitadas as leis trabalhistas.

O advogado diz ainda que existem dois caminhos recomendados às empresas nesta situação: banco de horas ou compensação de jornada.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.