Copa do Mundo, Black Friday e festas de fim de ano: o que esperar e como se preparar para este combo?
O ano de 2022 tem um combo de eventos nesta reta final. Além da Copa do Mundo, que começa a partir deste domingo (20) e vai até 18 de dezembro, os últimos dois meses também são marcados por tradicionais datas de compras. A Black Friday está marcada para o próximo dia 25 e, em dezembro, têm as festas de fim de ano.
Segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday deve fazer o comércio varejista brasileiro movimentar R$ 4,21 bilhões este ano. A estimativa é de que a data irá se consolidar como a maior movimentação financeira já registrada desde que o evento foi incorporado ao calendário do varejo nacional, em 2010, de acordo com Fabio Bentes, economista responsável pelo estudo da entidade.
Já a expectativa da consultoria Ebit/Nielsen é de que 78% dos brasileiros devem realizar alguma aquisição este ano para a Black Friday.
Além disso, neste ano pela primeira vez a Copa do Mundo irá ocorrer no fim do ano, durante o verão brasileiro e pagamento de benefícios como o 13º salário, em meio às compras de Natal. Com isso, a expectativa é de busca por itens como televisores, itens esportivos e bebidas, conforme aponta pesquisa da Méliuz.
Confira, abaixo, o que esperar e como se preparar para este combo de fim de ano:
Copa do Mundo
A Copa do Mundo irá ocorrer no Catar, com a abertura marcada para este domingo, 20 de novembro, às 12h, no horário de Brasília.
Esta é a Copa mais cara da história, visto que o país gastou um recorde de US$ 200 bilhões e escalou mais de 30 mil imigrantes para construir seis novos estádios – todos equipados com ar condicionado, essencial no deserto.
Para os investidores, preparem-se para dias de baixa liquidez no Ibovespa.
“O volume negociado cai durante a Copa do Mundo”, afirmam os estrategistas de renda variável da América Latina do Bank of America, David Beker e Paula Andrea Soto.
Segundo o BofA, o volume de negociação é historicamente 17% menor durante a Copa do Mundo em relação aos três meses anteriores. “Nos dias em que o Brasil joga é 36% menor”, comentam, em relatório.
Devido ao evento, a CNC projeta ainda uma movimentação extra de vendas de R$ 1,48 bilhão no varejo, devido à combinação da Copa do Mundo e Black Friday.
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Black Friday
Já para a Black Friday, segundo a pesquisa da Méliuz, a intenção de compra dos brasileiros para a data é 20% maior em relação à pesquisa feita em 2021.
O estudo aponta ainda que 97,5% pretendem comprar novamente neste ano. Entre os que não compraram no ano passado, 81,8% planejam comprar na edição de 2022.
As promoções já estão ocorrendo, como na Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza e Via.
No caso do Magazine Luiza (MGLU3), a companhia vem apurando crescimento de vendas em todos os canais no quarto trimestre, disse seu presidente em entrevista na semana passada, à medida que os impactos da proximidade da Copa do Mundo começaram a ser sentidos pela varejista.
Frederico Trajano disse a analistas que o Magazine Luiza esperava um início do impacto positivo da Copa do Mundo nas vendas já no terceiro trimestre.
Em linha, a Via (VIIA3), dona das redes de lojas Casas Bahia e Ponto, enxerga crescimento de “dois dígitos” de suas vendas online, sem contar marketplace, e nas lojas físicas no quarto trimestre até o momento, segundo o presidente da companhia.
“O quarto trimestre começou muito melhor do que terminou o terceiro trimestre, estamos experimentando o crescimento de dois dígitos no quarto trimestre no negócio de ‘1P’, online e físico”, disse Roberto Fulcherberguer, presidente-executivo da Via, em conferência com analistas.
Confira guia prático para a maior data de compras do ano.
Festas de fim de ano
As compras de Natal e Ano Novo irão ocorrer próximas aos dois grandes eventos, que podem ser uma oportunidade de compra para as festas de fim de ano e além.
Em conversa com o Money Times, o educador financeiro do Sicoob, Eduardo Trigueiro, explicou que cada vez mais comum as pessoas aproveitarem a Black Friday para anteciparem a compra de presentes natalinos, compra de pacotes de viagens, passagens áreas, entre outros.
“Hoje em dia até escolas aproveitam o mês das promoções para ofertar descontos nas taxas de rematrícula do ano seguinte. Por isso, é importante ficar de olho em tudo que for possível para aproveitar dessa época do ano em que surge boas oportunidades de negócio, seja na contratação ou renovação de um serviço, ou na compra de um produto que a pessoa deseja”, disse.
Para Trigueiro, a data pode ser aproveitada não apenas para presentes natalinos, mas para outros itens que estiverem com preço atrativo.
“Itens da lista escolar, por exemplo, já é possível comprar alguns com mais desconto. Alguns supermercados também usam a data para ofertar alguns produtos com mais desconto”, completa.
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