Copa do Mundo: Argentina é campeão do mundo; veja os lances do jogo
A Argentina derrotou a França na final da Copa do Mundo do Catar deste domingo (18) e é tricampeã do mundo de futebol. A vitória veio nos pênaltis depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal e um novo empate com um gol marcado por cada seleção na prorrogação.
A conquista do mundial depois da vitória na última Copa América, realizada no Brasil, encerrando um jejum de 28 anos sem títulos oficiais da Argentina. Após 36 anos do último título na Copa do Mundo e dois vices dolorosos (1990 e 2014), a vitória foi por 4 a 2 na disputa de pênaltis contra a França.
O título coroa uma campanha que, na primeira rodada, parecia improvável. Apesar de favorita, a Argentina estreou derrotada pela Arábia Saudita, por 2 a 1, de virada. O tropeço deu fim a uma sequência de 36 jogos de invencibilidade. A recuperação teve início com a vitória por 2 a 0 sobre o México. O triunfo para cima da Polônia, pelo mesmo placar, deu aos hermanos a liderança do Grupo C. Nas oitavas e nas quartas de final, classificações sofridas ante Austrália (2 a 1) e Holanda (nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal). Na semifinal, a grande atuação da equipe, no 3 a 0 aplicado na Croácia.
Os franceses, então atuais campeões, sentiram o gosto amargo do vice pela segunda vez – a primeira foi em 2006. Perderam a chance de repetir o Brasil de Pelé e Garrincha, última seleção a vencer duas Copas seguidas, entre 1958 e 1962. A juventude do elenco dos Bleus, cheio de nomes abaixo dos 30 anos (21 dos 25 convocados), entre eles o craque Kylian Mbappé, mostra, porém, que os europeus permanecerão fortes rumo ao próximo Mundial, em 2026 (Estados Unidos, Canadá e México).