Eleições 2022

Convenções partidárias começam hoje; veja quando principais nomes lançam suas candidaturas oficialmente

20 jul 2022, 7:31 - atualizado em 19 jul 2022, 17:43
Eleições
Convenções vão até o dia 5 de agosto, data limite para registro de candidatura (Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

Se inicia nesta quarta-feira (20) e vai até o dia 5 de agosto o período permitido pela justiça eleitoral para a realização das convenções partidárias. Os eventos sacramento as candidaturas e finaliza o período de pré-candidatura, podendo agora os candidatos fazerem campanhas e captar recursos.

O primeiro é se lançar oficialmente como candidato à presidência é Ciro Gomes, do PDT. O ex-governador do Ceará estará na convenção partidária em Brasília, onde deve falar para os outros candidatos do partido e apoiadores.

Líderes das pesquisas, Luis Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, fazem seus lançamentos de candidaturas na sequência. Lula em São Paulo, dia 21 de julho, e Bolsonaro no Rio de Janeiro no domingo, dia 24 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira quando cada candidato fará sua convenção

Candidato Partido Data Local
Ciro Gomes PDT 20/jul Brasília
Lula PT 21/jul São Paulo
André Janones Avante 23/jul Belo Horizonte
Jair Bolsonaro PL 24/jul Rio de Janeiro
Leonardo Périles UP 24/jul Natal
Simone Tebet MDB 27/jul virtual
Felipe D’ávila Novo 30/jul São Paulo
Pablo Marçal Pros 30/jul Brasília
Sofia Manzano PCB 30/jul São Paulo
Vera Lúcia PSTU 31/jul São Paulo
José Maria Eymael DC 31/jul a definir
Luciano Bivar União Brasil 05/ago São Paulo

Regras das convenções

São nesses eventos que os partidos políticos formalizam coligações e escolhem quem serão seus candidatos e candidatas a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital para as eleições de 2022.

Segundo a legislação eleitoral, estão aptos a participar das eleições os partidos políticos que, até seis meses antes da data do pleito, tenham registrado seu estatuto no TSE. Além disso, é preciso que haja um órgão de direção até a data da convenção, devidamente anotado no tribunal eleitoral competente.

As federações também podem participar, desde que igualmente tenham registrado seu estatuto no TSE e tenham em sua composição ao menos um partido político dotado de órgão de direção até a data da convenção. Nesse caso, as convenções precisam ocorrer de forma unificada, como se fossem um único partido político.

As convenções poderão ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido até o dia 5 de agosto de 2022.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.