Controladora da British Airways eleva aposta sobre América Latina em compra da Air Europa
A controladora da British Airways e da Iberia, IAG <ICAG.L>, anunciou a compra da espanhola Air Europa por 1 bilhão de euros, de olho em ampliar presença em rotas para América Latina e Caribe.
O presidente-executivo da rival Ryanair, Michael O’Leary, afirmou que sua empresa vai pedir ao órgão regulador do mercado britânico para forçar a IAG a vender ativos como parte da aquisição da Air Europa.
“Potenciais remédios, talvez na forma de liberação de slots ou restrições de comportamento, podem ser necessários e isso poderá impactar potenciais sinergias”, disse um analista da Liberum em relatório.
A IAG também as companhias aéreas Iberia Express, Level e as irlandesas Aer Lingus e Vueling.
A Air Europa atende 69 destinos, incluindo rotas de longo alcance para as Américas e Caribe. A empresa tinha uma frota de 66 aeronaves no final de 2018.
A controladora da Air Europa, a espanhola Globalia, recebeu autorização mais cedo neste ano para explorar possibilidade para operar rotas domésticas no Brasil. Não ficou claro se essa autorização vai continuar com a Globalia ou será transferida para a IAG.
O presidente da Iberia, companhia aérea controlada pela IAG, Luis Gallego, afirmou que o negócio “tem importância estratégica para o hub de Madri, que nos últimos anos tem ficado atrás de outros hubs europeus”. Ele acrescentou que Madri tem potencial para servir de gateway entre Ásia e América Latina.