Contratos futuros do minério de ferro registram leve alta em Dalian
Por Investing.com – A sessão desta quinta-feira na bolsa de mercadorias de Dalian, na China, foi marcada pela pequena variação positiva nos preços dos contratos futuros do minério de ferro. O ativo de maior volume de negócios, com data de vencimento no mês de maio do ano que vem, registrou avanço de 0,10% a 491,50 iuanes por tonelada, ou 0,50 iuan.
Por outro lado, na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai, a jornada teve como principal característica a queda nos futuros do vergalhão de aço. O contrato de maior liquidez, também para o quinto mês de 2019, apresentou queda de 13 iuanes para um total de 3.396 iuanes por tonelada. Já o ativo de janeiro, somou 50 iuanes para 3.886 por cada tonelada.
Os índices acionários chineses fecharam na mínima em quatro anos nesta quinta-feira, pressionados pela Sinopec, que caiu depois que a Reuters informou que a gigante petrolífera estatal havia suspendido dois executivos de sua equipe.
A Sinopec, oficialmente conhecida como China Petroleum & Chemical Corp, suspendeu duas altas autoridades por causarem severas perdas nas negociações, informou a Reuters nesta quinta-feira.
As ações da empresa, que é a maior refinaria da Ásia, caíram após a notícia ser divulgada, fechando com recuo de 6,8 por cento em Xangai e caindo 4 por cento em Hong Kong.
“Isso foi um choque para o mercado”, disse Zhang Gang, analista da Central Securities em Xangai. “Ainda não está claro o que pode acontecer em seguida na empresa.”
Com Reuters.