Contratos do minério caem na China seguindo queda do carvão após ação do governo
Os contratos futuros de produtos ferrosos chineses caíram nesta sexta-feira, com todos os produtos registrando perdas na semana, já que os preços do carvão recuaram no comércio da tarde, depois que o governo ordenou um limite nos preços de referência.
Os futuros de carvão metalúrgico mais negociados na bolsa de Dalian caíram até 8,8%, para 2.400 yuanes (380,19 dólares) por tonelada e terminaram em 2.512 yuanes por tonelada. Eles caíram 1,8% nesta semana.
Os futuros de carvão térmico de Zhengzhou caíram 10% para 738 yuanes nas negociações da tarde.
O planejador estatal da China estabeleceu uma faixa de preço “razoável” para o carvão térmico de referência de 5.500 kcal no porto de Qinhuangdao para negociação de médio e longo prazo em 550-570 yuanes por tonelada.
Os preços do coque na bolsa de Dalian, para entrega em maio, caíram 6,2%, para 3.183 yuanes por tonelada. O contrato caiu 4% na semana.
Os futuros de minério de ferro de referência fecharam em queda de 3,1%, para 681 yuanes por tonelada na sexta-feira e registraram a quarta queda semanal consecutiva.
Os preços do aço na Bolsa de Futuros de Xangai também caíram, com o vergalhão de aço para construção caindo 1,9%, para 4.617 yuanes por tonelada.
“Há preocupações de que a tensão Ucrânia–Rússia possa piorar as relações entre a China e os Estados Unidos, o que pode prejudicar as exportações de produtos siderúrgicos”, disse Cheng Peng, analista da SinoSteel Futures.