Contra Trump, Kamala Harris anuncia candidatura à presidência dos EUA em 2020
A senadora democrata da Califórnia, Kamala Harris, afirmou nesta segunda-feira (21) que perseguirá a nomeação presidencial de seu partido em 2020, em decisão anunciada com simbolismo no feriado de Martin Luther King Jr.
“Verdade, justiça, decência, igualdade, liberdade, democracia – essas não são somente palavras. São os valores que nós, como norte-americanos, amamos, e eles estão todos em linha agora”, declarou Harris, à rede televisiva ABC. “Por causa disso que me candidato a presidente dos EUA. Estou me candidatando para dar força a essas vozes”, completou.
Caso vença as prévias e posteriormente vença as eleições de 2020 contra os republicanos, a senadora será a primeira mulher a presidir os EUA. Harris é filha de imigrantes (sua mãe é indiana e seu pai é jamaicano) e desponta como principal nome do partido democrata para concorrer com Donald Trump em 2020.
Minorias
O discurso de Harris é pautado na justiça social e na inclusão, e foca nos votos das minorias e dos latino-hispânicos. A postura da senadora é um contraste com o viés nacionalista de Donald Trump.