Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Qual o melhor título do Tesouro Direto para você?

22/08/2019 - 10:07

A plataforma do Tesouro Direto tem se tornado cada vez mais popular entre os investidores brasileiros. É por meio deste ambiente online que o interessado consegue investir em inúmeras opções de títulos públicos de maneira simples e rápida, sem burocracia ou dificuldades.

Mas, diante desta variedade de títulos, muitos investidores ainda têm dúvidas sobre qual é o melhor título do Tesouro Direto para se investir.

O que é o Tesouro Direto?

Antes de descobrir qual é o melhor título do Tesouro Direto para investir, é importante que você entenda um pouco mais sobre este programa.

A plataforma do Tesouro Direto foi lançada em 2002 pelo Tesouro Nacional, tendo como principal objetivo facilitar o acesso da população aos investimentos em títulos públicos do governo federal. Por meio deste programa, portanto, os investidores pessoa física teriam acesso via internet, aos títulos da dívida pública nacional – títulos de renda fixa de baixo risco.

Com opções de investimentos a partir de R$ 30,00, estes títulos disponíveis para investimento na plataforma do Tesouro acabaram se tornando bastante populares – assim como esperava o Tesouro Nacional. Os diferentes tipos de títulos do Tesouro, no entanto, ainda geram inúmeras dúvidas aos investidores na hora dos aportes.

Conhece o Tesouro Selic Simples com taxa zero? O fundo do BTG que tem taxa zero de verdade. Abra sua conta e comece a investir.

Os principais tipos de títulos do Tesouro

Para saber qual é o melhor título do tesouro Direto para você e que esteja alinhado às suas necessidades, é importante conhecer os 3 principais tipos de títulos do Tesouro Direto negociados na plataforma. São eles: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA.

Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Título Tesouro Selic:é o título do Tesouro que acompanha a taxa Selic diária. Desta forma, o investidor que investe neste título acompanha o crescimento do seu patrimônio diariamente.

Título Prefixado:é o título do Tesouro que possui uma taxa de rentabilidade predefinida no momento da aplicação. Sendo assim, o investidor já sabe, no momento do aporte, qual será a rentabilidade da aplicação no vencimento do título.

Tesouro IPCA:é o título híbrido do Tesouro, cuja rentabilidade é composta por uma taxa prefixada acrescida da inflação.

Qual o melhor título do Tesouro?

A escolha do melhor título do Tesouro Direto, portanto, deverá estar pautada no alinhamento entre seu planejamento financeiro em relação ao montante investido e o prazo do título do Tesouro.

Para quem busca alta liquidez e prazos mais curtos de investimento, o Tesouro Selic faz mais sentido. Já para os investidores que desejam manter o título até a data de vencimento em um prazo médio de tempo, o Prefixado poderá valer mais a pena.

E, finalmente, para aqueles que visam investir para o longo prazo e desejam se proteger da inflação, os títulos do Tesouro IPCA deverão fazer mais sentido.

Invista no Tesouro Direto com facilidade e segurança. Abra sua conta no BTG !