Conteúdo Empiricus

XPML11 mantém o terceiro maior dividendo da sua história; hora de comprar? Veja resposta

23 out 2023, 10:00 - atualizado em 20 out 2023, 8:01
O XPML11, fundo imobiliário de shopping center, vai distribuir R$ 0,87 por cota no dia 25 de outubro – analista responde se o FII vale a pena. (Imagem: Canva)

 O XPML11, fundo imobiliário de shopping center administrado pela XP Investimentos, divulgou um novo pagamento de dividendos para o mês de outubro. O FII vai pagar R$ 0,87 por cota, segundo comunicado da última quarta-feira (18).

Os dividendos divulgados pelo XPML11 se mantiveram estáveis em relação à última distribuição, no mês anterior, e se sagraram como o terceiro maior da história do fundo.

O pagamento será realizado no dia 25 de outubro, sendo destinado somente para quem comprou cotas do FII até o dia 18 deste mês. 

Sendo assim, as cotas adquiridas depois desse período não terão direito ao pagamento de proventos anunciados, que têm como base os ganhos auferidos em setembro.

Mas, independentemente dos dividendos a serem pagos este mês, será que é um bom momento para comprar cotas deste fundo imobiliário?

A seguir, te explico o que está em jogo para o XPML11 e se ele é um bom investimento.

Hora de comprar XPML11? Analista responde

Antes de responder se vale a pena ou não investir no fundo imobiliário, é preciso deixar algo claro. Não é recomendável fazer um investimento pensando nos rendimentos passados.

É nisso que acredita o especialista em fundos imobiliários Caio Araujo, da Empiricus Research. Para ele, “em alguns casos, o dividend yield pode ser uma armadilha”. Afinal, lucros passados não são garantia de lucros futuros.

É por esse motivo que, além de olhar os dividendos pagos e a pagar, Araujo também analisa outros critérios ao recomendar FIIs. Critérios estes que levam em conta a qualidade de gestão, alocação de portfólio e preço em relação ao valor patrimonial, por exemplo.

Assim, se você está interessado em investir no XPML11, precisa ter razões além dos dividendos recém-anunciados para investir. E, segundo Araujo, há boas razões para acreditar que este é um bom investimento.

Aqui vão alguns deles:

1. Está inserido no setor “queridinho” de 2023

Depois de passar por maus bocados no período de pandemia, o setor de shoppings passou a ser o “queridinho” dos especialistas de fundos imobiliários em 2023. O motivo é a sua recuperação surpreendente em um curto período de tempo.

“Há um nível de ocupação muito melhor nos empreendimentos, os proprietários conseguiram repassar os preços aos inquilinos… Os shoppings conseguiram recuperar o patamar de confiança dos cotistas que eles tinham antes da pandemia”, explica Araujo.

Além disso, o especialista destaca que os FIIs desse setor estão com portfólios super bem distribuídos, risco de crédito baixo, diversificação de inquilinos e gestores profissionais.

Por isso, Araujo mantém hoje duas recomendações do setor em sua carteira. “Temos dois fundos recomendados, um deles é o XPML11. Ele talvez seja o FII com maior qualidade em termos de portfólio, tem valor a capturar, já apresentou valorização, mas ao longo do tempo pode capturar a queda dos juros e também tem um provento estabilizado pensando em ativos de tijolo”, afirma.

2. Pode entregar rendimentos de até 17,2% aos cotistas

Além de estar inserido em um setor favorável, o XPML11 também tem perspectivas de valorização, de acordo com o especialista. Em especial, devido a uma aquisição concluída recentemente, do Plaza Sul Shopping, na zona Sul de São Paulo.

“O cap rate (taxa de capitalização) dessa transação é de 8,6%, superior ao do portfólio do fundo atualmente (de cerca de 8%). Dito isso, acreditamos que há geração de valor para o FII – em nossas contas iniciais, encontramos uma TIR real e líquida na casa de 9,2% ao ano para a operação”, explica Araujo.

E como se não bastasse o potencial retorno do fundo, a perspectiva de um bom pagamento de dividendos deve continuar. Nas contas do especialista, o FII pode pagar até 8% de dividendos nos próximos 12 meses.

Na prática, isso significa que, somando o potencial retorno do FII com os dividendos esperados, o cotista pode vir a receber até 17,2% em rendimentos ao investir no XPML11.

GRATUITO: CONHEÇA OUTROS 4 FUNDOS IMOBILIÁRIOS RECOMENDADOS PARA COMPRAR AGORA

Gratuito: outros 4 fundos imobiliários que valem a pena agora

Mas, antes que você feche essa página agora que descobriu que vale a pena investir no XPML11, preciso te contar uma coisa. Esse é apenas um dos FIIs recomendados por Araujo para investir agora.

Essa recomendação faz parte de uma carteira com outros 4 fundos imobiliários que, assim como o FII gerido pela XP Investimentos, também são de qualidade, têm boa gestão e perspectiva de valorização e dividendos.

A carteira é recomendada seguindo alocações sugeridas pelo especialista, a fim de maximizar as chances de lucro, ao mesmo tempo em que minimiza a possibilidade de perdas.

E a boa notícia é que você pode acessá-la de graça clicando no link abaixo. Isso porque a carteira completa de Araujo, com os 5 melhores fundos imobiliários para comprar agora, foi liberada como uma cortesia pelo Grupo Empiricus.

Ou seja, você não precisa pagar nada para acessar, nem se comprometer de forma alguma. Basta clicar no botão abaixo e fazer o seu cadastro. A carteira completa será enviada para o seu e-mail:

GRATUITO: VEJA A CARTEIRA COMPLETA COM OS 5 MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR AGORA

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
leticia.camargo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar