Weg (WEGE3) vale a pena? Apesar do 3º trimestre positivo, investir nas ações da fabricante de motores elétricos tem riscos relevantes; analista responde se é hora de comprar ou vender
A Weg (WEGE3) divulgou os resultados do terceiro trimestre na quarta-feira (26), e o mercado não demorou a reagir: as ações da empresa chegaram a valorizar 10,75% só no dia da divulgação.
E não é difícil entender o motivo de tanto otimismo, afinal, os números do trimestre são mesmo “de encher os olhos”. Caso você não tenha acompanhado, vou adiantar alguns destaques da companhia.
A receita líquida da Weg, por exemplo, cresceu 28% em comparação com o ano passado, alcançando R$ 7,9 bilhões. Esse número é resultado do bom desempenho da companhia no mercado interno e também externo.
Depois da “decolagem” pós-resultados, as ações da Weg continuam valorizando e encerraram o pregão de ontem (27) com alta de 2,24%, cotadas a R$ 38,83.
O P/L (preço sobre lucro) da Weg, indicador que revela a relação entre o preço das ações e o lucro da companhia, é de 41,03.
Como a relação entre preço e lucro serve para indicar se o preço da ação está de acordo com os lucros em potencial, quanto menor o resultado do indicador, mais “barata” está a ação.
Um preço sobre lucro alto, por outro lado, pode indicar que a ação está negociando acima do seu preço justo.
Considerando o P/L de 41,03, alguns investidores estão se perguntando: será que a Weg já não está cara demais?
E é claro que, além do preço, precisamos considerar o que se passa nos mercados estrangeiros. Sabemos que com a escalada dos juros e os sinais de desaceleração de grandes economias como China, Europa e Estados Unidos, o risco de recessão global está à espreita.
Num contexto como esse, será que não é melhor se voltar para ações do mesmo segmento que estão mais baratas, como Mills (MLS3) e Kepler Weber (KEPL3)?
WEG ESTÁ CARA? SAIBA SE AINDA VALE A PENA INVESTIR
Vou explicar em detalhes o que está em jogo no caso da Weg. Mas, antes de entrarmos no assunto, é preciso entender o que condicionou o desempenho positivo da companhia no trimestre.
Por que a Weg decolou mais de 10% em 2 dias?
A Weg atua no setor industrial há mais de 60 anos, é uma empresa sólida, resiliente e com um crescimento sustentável – fatores que fizeram com que ela se tornasse uma das ações “queridinhas” da bolsa brasileira.
Não é à toa que, sempre que o Money Times publica uma matéria sobre a Weg, logo ela está entre as mais lidas do site.
E, de fato, alguns números da empresa parecem justificar isso. O crescimento de receita, como já mencionei, foi bem expressivo, e é explicado pelo bom desempenho tanto no mercado interno quanto externo.
No Brasil, o destaque foram os segmentos de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD) e de Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais (EEI) que cresceram 47% e 33%, respectivamente.
O mercado externo, por outro lado, se destacou nos setores de Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais (EEI) e Tintas & Vernizes (T&V), que cresceram 32% e 64%, respectivamente.
Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, salienta que a empresa tem uma vantagem. “A capacidade da companhia de atuar em diversos setores globalmente e em todos os segmentos desses setores a torna uma empresa bastante resiliente e abre grandes avenidas de crescimento”, explica.
Sua exposição a mercados estrangeiros, por exemplo, permite que a Weg se beneficie de uma moeda forte, como o dólar.
Mas é importante enxergar os dois lados da história. Não podemos nos deixar levar por um trimestre de sucesso e fechar os olhos para as dificuldades que a Weg pode enfrentar nos próximos meses.
Afinal, quando se trata de investimentos, é preciso estar preparado para todos os cenários.
Como eu já adiantei lá em cima, temos dois pontos a considerar antes de decidir se é uma boa ideia investir nas ações WEGE3.
- Existem opções mais baratas no setor, levando em conta os múltiplos;
- A Weg pode sofrer com o cenário macroeconômico.
Vou falar mais sobre isso a seguir.
As ações WEGE3 compensam ou já são caras demais?
Por mais que a Weg seja uma gigante do setor industrial, ela não é a única com potencial de dar lucro.
A Mills (MLS3), por exemplo, negocia a 14,87 vezes Preço sobre Lucro e, por isso, está muito mais barata do que a Weg, que negocia a 41 vezes lucros.
Quando comparamos a Weg com a Kepler Weber (KEPL3), que também divulgou resultados positivos do 3º trimestre, a diferença é ainda mais visível: a fabricante de equipamentos agrícolas opera a 6,97 vezes lucros.
Além disso, é impossível não se preocupar com o cenário macroeconômico, afinal, estamos passando por um “combo” de adversidades: depois da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia, as grandes economias globais vêm sofrendo com a alta da inflação e o risco de recessão.
E, por mais que o Brasil esteja no fim do ciclo de alta dos juros, precisamos lembrar que a Weg tem parte da sua receita em dólar.
Os resultados do trimestre indicam que, atualmente, a Weg tem 50% do seu faturamento advindo do mercado externo. Desses 50%, 22,3% vem da Europa – a região mais afetada pelo risco de recessão, que além disso enfrenta uma crise energética sem precedentes na história.
Então, considerando que metade do faturamento da WEG é condicionado pelo estado da economia no estrangeiro, e o início do ciclo de alta de juros lá fora dá indícios de que isso ainda vai durar algum tempo… você precisa pensar bem antes de decidir comprar ou vender as ações da Weg.
Mas não se preocupe. Se você está em dúvida sobre o que fazer com as ações WEGE3, o analista Fernando Ferrer já tem a resposta.
Em um relatório gratuito, ele disse com todas as letras o que você deve fazer com os papéis da fabricante de motores elétricos:
SAIBA SE É HORA DE COMPRAR OU VENDER AS AÇÕES WEGE3
Comprar ou vender WEGE3? Saiba a resposta em um relatório gratuito
Se você quiser ler os comentários de Fernando sobre os resultados da Weg e o que ele espera das ações nos próximos meses, sugiro que leia este documento. É um relatório com todas as informações relevantes para você, acionista, decidir o que fazer com as ações.
Geralmente, apenas os assinantes da carteira recomendada de Fernando, chamada As Melhores Ações da Bolsa, teriam acesso a esse conteúdo, disponível na plataforma da Empiricus Research.
Mas hoje é o seu dia de sorte: graças à uma cortesia da Empiricus Investimentos, você pode ler o relatório sobre a Weg de graça.
No relatório, o analista diz com todas as letras se é hora de comprar ou vender as ações WEGE3. Para acessá-lo, é só clicar no botão abaixo: