‘Virada de mesa’ na Petrobras? Sindicalista dá recado que pode ameaçar dividendos de PETR4
Um dos maiores medos de quem investe na Petrobras é uma guinada dentro da empresa contra os interesses dos próprios acionistas e a distribuição de dividendos.
Afinal, a estatal esteve em 2022 entre as maiores pagadoras de proventos do planeta, com um yield de 61%.
Acontece que o novo governo possui uma visão de que a Petrobras precisa cumprir funções sociais e estratégicas para o Estado, o que pode impactar no resultado da empresa e nos dividendos.
Uma das possibilidades é a de que a companhia deixe de adotar os preços internacionais como referência, ‘subsidiando’ os combustíveis para que o brasileiro pague mais barato pela gasolina.
Entretanto, uma outra postura pode complicar a vida de quem esperava pagamentos gordos ao longo de 2023…
Venda de ativos ou novos investimentos?
Nos últimos anos, a Petrobras tem se caracterizado por uma postura de desinchar sua estrutura e vender uma série de ativos, com o objetivo de reduzir dívidas e custos.
Apesar de beneficiar os acionistas, isso incomoda o atual governo, que vê tons de “entreguismo” de ativos considerados estratégicos.
Embora o Conselho atual ainda seja mais pró-mercado, a expectativa é a de que o governo modifique a composição em breve.
Na última semana, por exemplo, Rosângela Buzanelli, representante dos funcionários da Petrobras no Conselho de Administração, sugeriu a reversão da venda do polo Norte Capixaba.
Além de uma mudança de orientação, esse tipo de ‘virada de mesa’ de contratos já fechados pode trazer custos extras que certamente impactam os dividendos dos acionistas.
Como se proteger e salvar os dividendos
Diante dos riscos iminentes para quem investe na Petrobras, a melhor maneira de salvar seus dividendos é montando uma carteira diversificada, com empresas de diversos segmentos e com resultados sólidos.
Para te ajudar nessa tarefa, o portal Seu Dinheiro, junto da Empiricus Research, estão promovendo uma ação em que irão liberar uma série exclusiva sobre dividendos, incluindo uma carteira recomendada, de maneira totalmente gratuita, para quem topar participar da iniciativa.
Além disso, quem aderir à ação poderá receber um depósito de R$ 120 para começar a investir.
Para participar, basta se cadastrar no link abaixo: