Veja as estratégias que fizeram essa empresária conseguir 2.545% de ‘lucro’ com seu negócio
Quando Natalia Martins (hoje popularmente conhecida como Natalia Beauty) começou a trabalhar com estética em 2017, ela tinha uma limitação para expandir seu negócio e ganhar mais dinheiro: a disponibilidade de tempo.
Mesmo trabalhando da manhã até a noite, ela era uma pessoa só e conseguia atender, no máximo, 10 clientes por dia. Por mais que se dedicasse e por mais talento que tivesse, sua empresa estava limitada a um determinado faturamento, diretamente dependente da sua própria mão de obra.
Em um ano muito bom, considerando 252 dias úteis, Natalia poderia ganhar, no máximo, R$ 756.000, cobrando R$ 300 por cliente e atendendo 10 por dia. Isso trabalhando “no seu máximo”, sem nenhuma folga ou férias.
Hoje, seu faturamento anual supera os R$ 20 milhões e ela consegue passar férias com a família tranquilamente, sem se preocupar se o seu negócio pode falir enquanto ela estiver fora.
Em resumo, ela aumentou seus lucros em 2.545% em apenas 5 anos, usando estratégias de empreendedorismo “contraintuitivas” e adotando um modelo de gestão fora do padrão.
A seguir, você pode conferir algumas das principais dicas da empresária.
Para ter sucesso, você precisa errar muito
Muitas pessoas, ao começar um empreendimento, seja oferecendo serviços ou vendendo produtos, criam uma série de pré-requisitos que elas acham que vão definir o sucesso.
Pensam que vão precisar de um plano de negócios já redondo, de apresentações de PowerPoint bonitas para convencer clientes e investidores, um escritório todo decorado e uma série de outras coisas que, no fundo, não são essenciais para o êxito de um negócio.
Esse modelo “padrão” faz com que as empresas cresçam muito lentamente ou então fechem as portas antes de dar certo. No Brasil, a “taxa de mortalidade” dos pequenos negócios é bem alta: mais da metade fecha antes de completar 5 anos.
Pode parecer contraintutivo mas, para sobreviver no mundo do empreendedorismo, você precisa errar. De preferência, errar muito. Não é um PowerPoint bonito ou uma sede projetada por arquitetos que vai pavimentar o seu caminho para o sucesso.
Por quê?
Porque é errando que você vai saber o que dá certo ou não em seu negócio. Errar rápido para consertar rápido e reajustar a rota; essa é a “fórmula” que Natalia Beauty usou.
Imagine o seguinte cenário: se você faz 10 tentativas e 9 delas dão errado, você não vai perder tempo com as 9 erradas e pode apostar naquela única que deu certo. Mas se você, resistente ao erro, tivesse apostado tudo em uma só tentativa e ela falhasse, você teria investido tempo e recursos à toa.
Testando muito e testando rápido, sem medo, a probabilidade de você achar uma boa solução é bem mais alta.
“Se você não incentivar o erro, você não vai encontrar soluções fora da caixa”, comenta Natalia Beauty.
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Para poder errar sem medo e fazer vários testes, outra recomendação importante para empreendedores que estão começando sua jornada agora é: comece pequeno.
Quanto menor, melhor? Veja por que ‘começar pequeno’ é fundamental
Um dos erros fatais que muitos pequenos empreendedores cometem é dar um passo maior que a perna. Na pressa de crescer os negócios e se tornarem grandes magnatas, eles acabam se perdendo e apostando em várias frentes e nichos, mesmo sem ter a expertise necessária para avançar de forma tão acelerada.
Quando sua empresa é pequena, seus erros também são pequenos. Dessa forma, você tem mais espaço e liberdade para testes, sem se comprometer tanto. Imagine o tanto de processos pelos quais uma empresa como a Natura ou a Ambev têm que passar para poder testar um novo produto?
Outra vantagem de começar pequeno é que você cria um diferencial competitivo, focando naquilo que você faz melhor.
Ao tentar “atirar para todos os lados”, em busca de crescimento rápido, você se torna mais um na multidão, oferecendo produtos e serviços comuns, ao invés de se tornar uma referência em um determinado ramo, reconhecido pela qualidade e excelência.
“Você tem muito mais chances se você se aprofundar no que faz bem, a ponto de proporcionar ao seu cliente uma experiência incrível, do que se for buscar um público maior e aí oferecer um produto ou serviço mediano”, comenta a empresária por trás do Natalia Beauty Group.
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Para você ter noção do potencial da estratégia de começar pequeno, Natalia Beauty, antes de se tornar CEO de um grupo de empresas, era uma esteticista focada em apenas micropigmentação de sobrancelhas, que nada mais é do que uma “tatuagem” para preenchimento de falhas. É um nicho extremamente específico, mesmo dentro do mercado da beleza.
Foi dentro desse nicho ultraespecífico que ela conseguiu se diferenciar e, a partir daí, expandir para outros segmentos dentro da estética.
Mas, para avançar na área e se tornar uma das maiores referências do Brasil, aumentando em mais de 2.000% os lucros, ela precisou de um outro componente fundamental, que é impossível comprar em qualquer lugar: bons profissionais.
O que faz um negócio escalável?
Ao contratar pessoas de excelência para trabalhar em sua empresa, Natalia conseguiu se livrar da limitação que enfrentava antes, por ser apenas uma pessoa com tempo e mão de obra escassos.
Com mais profissionais atendendo, ela pôde conseguir uma agenda maior de clientes e, consequentemente, seus ganhos aumentaram também.
Atualmente, seu grupo de empresas está presente em todo o Brasil e também fora do país. Com certeza, se ela continuasse trabalhando sozinha ou sem bons colaboradores ao seu lado, ela não teria conseguido essa projeção tão grande.
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No mesmo espaço de tempo que metade das empresas fecham as portas, Natalia Beauty conseguiu crescer 2.545%.
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