Conteúdo Empiricus

VALE3: o que fazer com a ação? Papéis da mineradora caem mais de 20% no ano; hora de vender?

05 set 2023, 14:00 - atualizado em 05 set 2023, 10:50
vale comprar ou vender vale3
Vender as ações da Vale (VALE3) parece ser uma saída óbvia, mas analista da Empiricus Research aponta que o investidor pode estar abrindo mão de dividendos de 10% no ano (Imagem: Freepik/Montagem: Julia Shikota)

Se tem uma pergunta que os investidores de Vale (VALE3) estão se fazendo é: “o que fazer com a ação?”. No ano, os papéis da mineradora já caíram 22,68%

As expectativas eram de que, com a retomada econômica da China, a companhia pudesse decolar. Entretanto, contrariando as expectativas, o índice de atividade na China tem apresentado queda.

O PIB do país — que superava facilmente os 5% — está em um patamar mais baixo, cerca de 3%. Esse dado tem impacto direto na Vale, afinal, a potência asiática é um dos seus principais clientes.

Nem mesmo a compra de 10% da Vale Base Metals, pelo Fundo Soberano da Arábia Saudita foi capaz de mudar o “humor” das ações da mineradora.

Nesse cenário, a saída mais óbvia parece ser vender as ações da Vale (VALE3), certo? 

Errado! 

Entenda por que não é hora de se desfazer das ações da Vale (VALE3) 

Eu sei, não parece fazer muito sentido continuar apostando em uma ação que entregou um retorno negativo nos últimos oito meses. 

Contudo, o analista da Empiricus Research Ruy Hungria aponta que essa não é a melhor saída. Ele explica que, embora as circunstâncias sejam ruins e as ações da mineradora estejam caindo, este cenário já está refletido no preço. 

Em outras palavras, as ações da Vale (VALE3) já estão sendo negociadas a múltiplos bem abaixo do que seria considerado justo, muito próximo a sua mínima histórica. 

Isso quer dizer que, se você está carregando as ações da mineradora desde o início do ano, por exemplo, sair agora significa realizar o prejuízo e abrir mão do potencial de remuneração

Na avaliação de Hungria, embora o papel esteja caindo, o potencial de remuneração aos acionistas, pode passar dos 10% no ano, considerando dividendos e recompras

Isso porque, apesar dos impactos do cenário macroeconômico no desempenho da ação, a companhia tem qualidades imprescindíveis para sobreviver a esta fase ruim do setor, pontua o analista. 

Ele ainda aponta que a Vale produz o minério de maior qualidade do mundo e tem um dos menores custos do setor. Além disso, o custo da commodity permanece acima dos US$ 100 a tonelada, o que é bom para a companhia e indica um nível estável na demanda. 

Por esse motivo, as ações da Vale (VALE3) continuam nas carteiras recomendadas da Empiricus Research

A mineradora é uma das apostas da casa para buscar dividendos em setembro. Só este mês a companhia irá distribuir cerca de R$ 1,92 por ação

  • Dividendos da Vale: a mineradora fechou um negócio bilionário com a Arábia Saudita; será que vem dividendos extraordinários? Confira a resposta dos analistas da Empiricus Research:

VALE3 e outras 4 ações para buscar dividendos este mês

Embora a Vale (VALE3) possa pagar dividendos de dois dígitos em 2023, não dá para apostar todas as suas fichas em um só ativo. Por isso, o melhor a se fazer é diversificar os seus investimentos

Nesse sentido, os analistas da Empiricus Research recomendam outras 4 ações de empresas sólidas, com margens “gordas”, crescimento no longo prazo e que são boas pagadoras de dividendos

A Vale (VALE3) se encaixa nessas características, mas ela não é a única. Além da mineradora, os analistas da Empiricus Research, selecionaram outras 4 ações para quem deseja buscar lucros com dividendos agora.

Você pode conferir o nome de todas elas gratuitamente em um relatório cortesia da Empiricus Investimentos. Clique no link abaixo e veja agora: 

CONHEÇA 4 AÇÕES ALÉM DE VALE3 PARA BUSCAR DIVIDENDOS AGORA

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
isabelle.santos@empiricus.com.br
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar