Ibovespa em máxima histórica: vale a pena investir na bolsa agora ou o momento ‘ideal’ já passou? Analista responde
Em uma grande “virada de chave”, o Ibovespa voltou a bater sua máxima histórica esta semana, chegando aos 136.464 pontos no fechamento da bolsa na última quarta-feira (21).
Após um primeiro semestre de ostracismo, a subida do índice pode ser explicada pela iminente queda de juros nos Estados Unidos e um maior comprometimento do governo brasileiro com o cumprimento das metas fiscais, fatores que voltam a atrair investimentos estrangeiros para o território nacional.
Adicionalmente, os resultados corporativos do 2T24, que vieram em grande parte acima das expectativas, impulsionaram ainda mais as ações locais.
Assim, mesmo em um cenário de incertezas quanto aos rumos da inflação ou da taxa Selic, o mercado está se posicionando de forma otimista na renda variável.
Brasil está pronto para ‘decolar’, afirma Fernando Haddad
Segundo as impressões do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é possível sentir o otimismo com o Brasil até mesmo no lado produtor da economia. Em entrevista ao painel do Macro Day, evento do BTG Pactual, afirmou:
“Nós podemos abrir um ciclo de crescimento sustentável no Brasil. […] Eu tenho feito reuniões com todos os setores da economia brasileira. Sem exceção. […] ‘Tá’ todo mundo se preparando, já com medidas tomadas, para ‘decolar’. Quer dizer, ninguém ‘tá’ deixando de perceber que temos uma oportunidade diante de nós. Então agora é ter zelo para ir calibrando isso.”
ÚLTIMA CHAMADA PARA O EMBARQUE? CONFIRA AS MELHORES AÇÕES PARA COMPRAR AGORA
Analista ‘previu’ alta do Ibovespa, mas ainda há espaço para mais
Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research, casa de análise do grupo BTG Pactual, já afirmava desde o início de julho que a queda de juros nos EUA e o abrandamento do discurso do governo brasileiro eram “gatilhos” para uma alta do Ibovespa. Agora, a previsão tem se concretizado.
Porém, segundo ela, a bolsa brasileira ainda “está devendo”:
“Em dólares, o Ibovespa ainda está 42% abaixo da sua máxima histórica [real], que foi em 2011. Por mais que a bolsa tenha andado nominalmente, ela ainda está devendo muito em termos reais (corrigidos pela inflação). Os lucros das empresas andaram tanto em termos nominais quanto reais, mas os preços dos ativos não acompanharam.”
Ou seja, os mais de 135 mil pontos atuais do Ibovespa ainda não estão equiparados tanto aos níveis de inflação quanto ao crescimento das companhias listadas.
Então, o Ibovespa pode subir ainda mais? Segundo Larissa, sim: “Enxergo bastante espaço para alta, embora seja quase impossível precisar o caminho e o timing para que os níveis de preço voltem à média histórica.”
Ainda dá tempo? Bolsa ainda está muito barata, segundo analista
Larissa afirma que as ações brasileiras “continuam muito baratas”, justamente pelos motivos citados anteriormente.
Então, se os preços ainda estão atrativos e há espaço para mais altas, o investidor ainda tem um bom momento de entrada no mercado de ações.
Inclusive, essa tese foi central na escolha de Larissa pelas ações que compõem sua carteira recomendada mensal: papéis de qualidade considerados “baratos” e com potencial de valorização no futuro próximo.
E se você quiser conhecer a fundo as principais recomendações de ações para agora (não só de Larissa Quaresma, mas muitos outros nomes da Faria Lima), você pode – e de graça.
Conheça as principais ações recomendadas para comprar agora
O Money Times preparou uma curadoria das principais ações recomendadas no momento entre os grandes players do mercado financeiro.
Nessa seleção, você pode conferir recomendações de casas como:
- BTG Pactual;
- Empiricus Research;
- Itaú BBA;
- Santander;
- dentre outras.
Essa é a chance de saber o que os analistas da “linha de frente” do mercado de ações identificam como boas oportunidades de entrada na bolsa e, assim, tomar as melhores decisões para os seus investimentos.
Lembrando que o acesso a esse conteúdo é 100% gratuito. Tudo o que você precisa fazer é clicar neste link ou no botão abaixo. Bons investimentos!
QUERO CONHECER AS PRINCIPAIS AÇÕES DA BOLSA PARA COMPRAR AGORA
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).