Conteúdo Empiricus

Vai pôr o pé no freio? Campos Neto mostra preocupação com ‘gastança’ do governo Lula; saiba o que 15 mil investidores podem fazer

07 fev 2024, 11:00 - atualizado em 06 fev 2024, 13:44
campos neto banco central copom selic
Copom deve manter ritmo moderado de queda da Selic; grupo de WhatsApp já começa a se movimentar para investir com inteligência (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A ata do Copom, um dos documentos mais aguardados pelos investidores brasileiros, foi divulgada nesta terça-feira.

Embora não traga grandes mudanças na perspectiva de queda da taxa Selic (redução gradual de 0,5 ponto percentual por reunião), o texto traz um tom de “cautela” diante da questão fiscal do país, bem como de estímulos à economia, como o aumento do salário mínimo.

Segundo a ata, “o cenário-base segue sendo o de desaceleração gradual do crescimento”, mas “o esmorecimento da disciplina fiscal”, “o aumento do crédito direcionado” e “as incertezas sobre a estabilização da dívida pública”, somadas à instabilidade do cenário externo, podem alterar a dinâmica inflacionária do país.

Em outras palavras, o Copom, chefiado por Roberto Campos Neto, avalia que os juros elevados estão cumprindo a função de desestimular a economia e controlar a inflação e, por conta disso, podem continuar sendo reduzidos aos poucos.

Contudo, gastos excessivos e oferta de crédito e dinheiro por parte do governo podem comprometer todo o trabalho feito e exigir que, no futuro, o BC volte a segurar as rédeas.

Nesse cenário, o comitê manteve a projeção de quedas de 50 pontos-base, mas pregando cautela.

Entenda o recado dado na ata e como isso pode afetar seus investimentos

Embora a redução da taxa tenha sido anunciada na semana passada (foi de 11,75% para 11,25% ao ano), ela já estava precificada pelo mercado e a expectativa dos investidores sempre fica mais concentrada na ata, que costuma dar pistas sobre os futuros movimentos do comitê.

A taxa Selic é uma das variáveis mais importantes a serem consideradas por quem investe no Brasil. Além de ser a principal referência para o custo do crédito, ela também é vista como o “custo de oportunidade” de referência, já que pode ser obtida sem grandes riscos, com uma simples aplicação no Tesouro Direto.

Os juros determinam o custo do dinheiro na economia: quando estão baixos, o crédito fica barato e a economia é estimulada, mas isso pode gerar inflação. Já quando a Selic sobe, a economia desaquece, freando o emprego e os salários e controlando os preços.

E a tarefa do Copom é justamente esta: ajustar a taxa Selic para controlar a inflação e a atividade econômica do país, subindo os juros quando a inflação fica perigosa e baixando quando está controlada e é possível estimular a economia.

E isso tudo acaba impactando nos investimentos. De maneira geral, quando a taxa Selic cai, ativos de risco, como ações e fundos imobiliários, tendem a se valorizar. Por outro lado, a renda fixa, especialmente a pós-fixada, passa a pagar menos.

Por conta disso, tudo o que envolve o Copom e a taxa Selic pode ser determinante para o desempenho de ativos financeiros e, no fim das contas, de quanto dinheiro o investidor pode ganhar.

Assim, é fundamental saber se posicionar diante dos ciclos de queda ou alta da Selic.

Quem estava neste grupo gratuito no WhatsApp já sabia o que fazer

Imagine receber alertas, notícias e recomendações de investimento diariamente, para ajustar sua carteira de investimentos conforme o cenário que se apresenta?

Já saber o que fazer de cara (ou até mesmo de antemão) diante de fatos relevantes, como a nova taxa Selic, o balanço da Petrobras, a divulgação de dividendos ou mudanças tributárias?

É justamente pensando nisso que foi criada a comunidade In$ights no WhatsApp: um grupo VIP com mais de 15 mil investidores, que recebem disparos diários de carteiras recomendadas e alertas dos analistas da Empiricus, a maior research independente do país.

Quem está no grupo recebe, em primeira mão, o acesso gratuito a:

  • Carteiras recomendadas de ações, dividendos, renda fixa, fundos imobiliários, ajustadas mês a mês;
  • Recomendações pontuais para aproveitar cenários de mercado;
  • Notícias e análises quentes sobre o mercado financeiros;
  • Materiais especiais, como guias de Imposto de Renda e Previdência Privada.

Veja só uma das mensagens divulgadas na  última quarta-feira, quando o Copom tomou a decisão sobre os juros:

Além de uma breve análise e uma previsão certeira, feita para quem tem pouco tempo disponível, a mensagem ainda traz um link para uma carteira de ações completa e diversificada recomendada pela Empiricus. E os membros poderiam acessá-la sem pagar nada.

E o melhor: o grupo está aberto para novos membros, que podem ingressar de maneira totalmente gratuita neste momento.

Para entrar imediatamente e já receber as mensagens e recomendações de hoje, basta clicar no link seguro abaixo e deixar seu contato.

WHATSAPP: QUERO ME JUNTAR A 15 MIL INVESTIDORES AGORA

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
joao.escovar@empiricus.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar