Títulos do Tesouro decolam com Focus apontando inflação no teto da meta em 2024; veja os mais promissores para investir
No Boletim Focus desta segunda-feira (21), o mercado elevou a expectativa da inflação em 2024 pela 3ª vez consecutiva, de 4,39% para 4,50%.
Em outras palavras, o IPCA, que mede a inflação no país, pode atingir o limite da meta estabelecida pelo governo até o fim do ano. A meta de inflação do governo em 2024 é de 3% e pode variar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Dessa forma, a estimativa de 4,5% está no limite da meta.
A questão fiscal segue sendo o principal fator de risco, que está adicionando prêmio de risco nas projeções e pressionando o BC a elevar os juros. Para 2025, o Focus também registrou alta nas expectativas para o IPCA, que subiu de 3,95% para 3,99%.
A Selic, nossa taxa básica de juros, também foi destaque nas projeções para 2025, avançando de 11,00%, desde o último relatório, para 11,25% ao ano.
O Focus é um relatório semanal do Banco Central que divulga as expectativas das instituições financeiras para os principais indicadores do mercado, como inflação e crescimento econômico.
Em setembro, o BC revisou a sua própria estimativa de inflação para o ano. Segundo a instituição, o IPCA deve terminar o ano de 2024 em 4,3%, também próximo do limite da meta de inflação.
Como resposta, as taxas dos títulos do Tesouro Direto tiveram uma alta generalizada na segunda-feira, em comparação com os números da última sexta (18).
No caso dos prefixados, o Tesouro Prefixado 2027, que tinha uma taxa de 12,80% na última sexta-feira, subiu para a casa dos 12,91%. Em linha, o Tesouro Prefixado 2031 saiu dos 12,91% para os 13,00%, e o Tesouro Prefixado com juros semestrais subiu de 12,74% para 12,80%.
Já no caso do segmento de títulos pós-fixados, o Tesouro Selic 2027 passou de Selic +0,0503% na sexta-feira para Selic +0,0507% na segunda-feira. Ao mesmo tempo, o Tesouro Selic 2029 subiu de Selic +0,1414% para Selic +0,1421%.
No que diz respeito aos títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2029 teve uma alta na rentabilidade, passando de IPCA +6,64% na sexta para IPCA +6,76% na segunda-feira. Enquanto isso, o Tesouro IPCA+ 2035 foi de IPCA +6,51% para IPCA +6,61% e o Tesouro IPCA+ 2045 subiu de IPCA +6,54% para IPCA +6,59%.
Vale lembrar que as rentabilidades e preços dos títulos IPCA+ e prefixados variam todos os dias. Assim, no geral, quando as taxas caem, os papéis se valorizam. Já quando as taxas sobem, os títulos caem com a negociação a mercado.
Mas quais títulos valem a pena no cenário atual? Afinal, a alta da inflação e da taxa de juros tende a beneficiar os títulos citados acima, que passam a remunerar os investidores com taxas mais atrativas.
A seguir, veja como fazer a melhor escolha de títulos de renda fixa para investir agora.
Hora da renda fixa? Saiba como escolher os melhores títulos para investir no cenário atual
Se por um lado a alta da inflação e dos juros vem assustando os investidores da renda variável, por outro, está abrindo portas para a renda fixa, ao passo que a alta desses indicadores tende a beneficiar os títulos dessa classe de ativos.
Mas é natural que, diante de tantas opções, o investidor tenha dúvidas de onde investir para buscar as melhores rentabilidades. Afinal, renda fixa não é tudo igual e, mesmo com baixo risco, é possível perder dinheiro devido à falta de conhecimento do que pode ser mais benéfico para o seu patrimônio.
Foi pensando nisso que a EQI Research desenvolveu um comparador de renda fixa. Trata-se de uma ferramenta que permite comparar investimentos com diferentes indexadores (prefixados, pós-fixados, inflação IPCA+) e vencimentos.
A proposta é que o investidor possa comparar diferentes títulos, avaliar os prazos de vencimento e entender, de fato, quais fazem mais sentido para a sua realidade e objetivos.
GRATUITO: ACESSE AQUI O COMPARADOR DE RENDA FIXA DA EQI
Veja tudo o que você vai encontrar na planilha de comparação de títulos de renda fixa da EQI:
- Cálculo de rentabilidade: para calcular a remuneração de diferentes títulos;
- 100% personalizável: para personalizar os prazos de vencimento dos títulos em análise;
- Comparativos: para comparar a rentabilidade de cada produto escolhido.
A calculadora faz todo o trabalho e revela em instantes os títulos com maior rentabilidade para que você possa montar a sua carteira de renda fixa de forma inteligente e alinhada com os seus objetivos.
Essa ferramenta está disponível de maneira totalmente gratuita para os investidores interessados, como cortesia da EQI. Portanto, tudo o que você precisa fazer para acessá-la é clicar no link abaixo e preencher os seus dados.
Em instantes, um e-mail chegará para você na sua caixa de entrada com o acesso ao comparador de renda fixa. Acesse agora mesmo a ferramenta e descubra quais são os títulos mais promissores para investir no cenário atual: