Conteúdo Empiricus

Tchau, LCA e LCI? Debêntures isentas de Imposto de Renda turbinaram captações em 407% – estes são os 4 melhores títulos para ‘surfar’ cenário

22 jul 2024, 11:00 - atualizado em 19 jul 2024, 17:11
renda fixa
Consideradas ativos de renda fixa “premium”, as debêntures incentivadas conquistaram o mercado após outros títulos isentos se tornarem mais escassos. (Imagem: Canva / Montagem: Bruna Martins)

A renda fixa isenta de Imposto de Renda se mostrou mais viva do que nunca nos dados publicados pela Anbima na última quarta-feira (17). Muito se enganou quem acreditou que, com a escassez de ofertas de LCAs, LCIs, CRAs e CRIs no mercado, a “farra” dos títulos isentos acabaria.

Toda essa preocupação surgiu quando o Conselho Monetário Nacional (CMN) mudou as regras de emissão dos CRAs e CRIs e aumentou o tempo mínimo de vencimento das LCAs e LCIs, que são títulos já conhecidos como boas oportunidades para quem quer “fugir” do Leão.

Mas na contramão da discussão sobre o fim da “mamata” dos títulos isentos de IR, um outro tipo de investimento em renda fixa conquistou o mercado.

Trata-se de uma classe de títulos que:

  • Costuma pagar retornos acima da média, de até IPCA +7,4%;
  • É 100% isenta de Imposto de Renda.

E os investidores parecem estar percebendo o potencial desses investimentos. Segundo dados da Anbima, no 1º semestre de 2024, esses títulos captaram R$ 64,4 bilhões. Em comparação ao mesmo período do ano passado, esse número representa um crescimento de 407%.

Ou seja: esses ativos mais do que quintuplicaram o valor captado em um ano.

RETORNOS DE ATÉ IPCA +7,4%: VEJA QUAIS ATIVOS INVESTIR PARA BUSCAR GANHOS SEM IR

Afinal, quais são esses títulos de renda fixa ‘premium’?

Sem mais delongas: esses ativos que “turbinaram” as captações nos primeiros 6 meses deste ano foram as debêntures incentivadas, um tipo de investimento de renda fixa que tem incentivo fiscal e, portanto, não há cobrança de IR.

E a alta expressiva no valor captado não é uma mera coincidência. Em meio a um cenário de:

  • Incertezas econômicas;
  • Expectativas de inflação desancoradas; e
  • Selic estacionada em dois dígitos.

Investidores passaram a buscar investimentos mais seguros e encontraram um “porto seguro” nos ativos de renda fixa.

As debêntures incentivadas se destacam justamente pela isenção fiscal e proteção contra os efeitos da inflação, visto que costumam ser atreladas ao IPCA e pagar prêmios bastante atrativos.

Não é à toa que esse tipo de título ficou conhecido como renda fixa “premium” ou “turbinada”. O potencial lucrativo geralmente supera o retorno de ativos mais tradicionais do mercado, como o Tesouro Direto e os CDBs.

Para ter ideia, veja as taxas oferecidas por uma carteira recomendada com os 4 melhores títulos de renda fixa premium selecionados pela Empiricus Research e, em seguida, os valores do Tesouro IPCA+:

Fonte: Empiricus Research. Retornos passados não são garantia de lucros futuros. Investimentos envolvem riscos e podem causar perdas ao investidor.
Fonte: Tesouro Direto

Perceba que todas as taxas oferecidas na carteira de 4 melhores títulos superam os retornos do Tesouro Direto e têm o ponto positivo adicional da isenção de IR.

No entanto, cabe lembrar que são ativos com nível de risco diferentes. Afinal, de um lado há títulos públicos e, do outro, as debêntures incentivadas, que são títulos de crédito privado. Isso significa que, embora haja uma diferença expressiva entre os prêmios, um ativo não exclui o outro da carteira.

GRATUITO: VEJA OS MELHORES TÍTULOS DE RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA INVESTIR AGORA

Carteira recomendada selecionou 4 títulos para buscar até IPCA +7,4%

É inegável que os números das captações das debêntures incentivadas no 1º semestre evidenciam o crescimento desse tipo de investimento. Mas isso não significa que basta investir em qualquer título.

Afinal, estamos falando de títulos com uma pitadinha adicional de risco e, por isso, é preciso selecionar os ativos verdadeiramente promissores.

Foi pensando nisso que a analista Lais Costa, especialista em renda fixa na Empiricus Research, fez uma curadoria de títulos que se destacam e podem gerar retornos bastante atrativos, que chegam até IPCA +7,4%.

Para a analista, esses títulos são o “filé mignon” da renda fixa no cenário atual:

“É possível capturar um ganho interessante no juro real, que é o que o investidor deveria procurar todo dia: um ganho acima da inflação”, afirma.

Como dito anteriormente, essa carteira recomendada da Empiricus Research reúne os 4 títulos mais atrativos para investir agora. São ativos que aliam um alto potencial lucrativo a um nível de risco condizente com o cenário atual.

E a Empiricus Research está liberando o acesso à tese completa desses investimentos de forma totalmente gratuita clicando neste link.

Esses 4 títulos recomendados são uma oportunidade de:

  • Buscar lucros “gordos” na renda fixa;
  • Surfar o crescimento do mercado de debêntures; e
  • Fugir da abocanhada do Leão em meio a um mercado mais escasso de títulos isentos de IR.

O processo para acessar o relatório completo com as indicações é muito simples. Basta acessar o botão abaixo e seguir as instruções. Lembre-se: é totalmente gratuito.

GRATUITO: VEJA OS 4 MELHORES TÍTULOS DE RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA APROVEITAR CRESCIMENTO DO SETOR

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueiredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.