Conteúdo Empiricus

Selic vai à 12,75%, mas Ibovespa cai com recado de Campos Neto; entenda

23 set 2023, 8:00 - atualizado em 22 set 2023, 10:40
Arcabouço Fiscal
Nem mesmo o corte de 0,50 pp na Selic foi capaz de animar o Ibovespa, depois do Banco Central descartar queda de 0,75 pp em 2023 (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

No fim do pregão da última quarta-feira (20), o Comitê de Política Monetária, o Copom, finalmente divulgou a sua decisão mais aguardada. Pelos próximos 45 dias, o novo patamar da Selic será de 12,75% ao ano

O corte de 50 pontos-base não foi uma grande surpresa, visto que esta era a expectativa de boa parte do mercado. 

Entretanto, o prosseguimento do ciclo de afrouxamento monetário parece não ter sido motivo suficiente para animar os investidores de ativos de risco. Na quinta-feira (21), o Ibovespa abriu em queda de mais de 2%.

O recado do Banco Central não agradou

Na visão do analista da Empiricus Research, Matheus Spiess, o que pesou para a Bolsa não foi o resultado em si, mas o recado da autoridade monetária.

No texto, o BC descartou a possibilidade de acelerar os cortes de juros. A expectativa de parte do mercado era de pelo menos um corte de 0,75 p.p. na última reunião em dezembro. 

Em entrevista ao Giro do Mercado desta quinta-feira (21), o analista explicou que provavelmente, a autoridade monetária adotou um tom mais conservador, devido a uma mudança na percepção de risco

Alguns dos fatores que contribuíram para isso foram a piora no cenário macroeconômico internacional e a prévia da inflação de agosto com alta acima das expectativas. Além disso, permanece a incerteza com relação a capacidade do governo em cumprir a meta fiscal em 2023.

Spiess explica que, caso o Banco Central viesse assumir uma postura mais flexível, poderia prejudicar a percepção de risco do Brasil. Assim, os investidores devem esperar cortes de 0,50 pp nas próximas reuniões e uma Selic a 11,75% no final do ano.

Nesse sentido, a queda do Ibovespa hoje pode ser interpretada como ajuste das expectativas por parte do mercado, aponta o analista. Contudo, no longo prazo as perspectivas continuam positivas. 

Matheus Spiess destaca que, historicamente, em um cenário de ciclo de queda de juros e Bolsa descontada, isto é, ações negociando abaixo do valor considerado justo, os ativos de risco tendem a se beneficiar. 

CONFIRA +100 RECOMENDAÇÕES DA EMPIRICUS RESEARCH GRATUITAMENTE

Estratégia 80/20 para buscar retornos na bolsa nos próximos 12 meses

Matheus Spiess reforça que a expectativa para os próximos 12 meses ainda é positiva e que o investidor terá a chance de buscar lucros acima da média investindo em alguns setores, especialmente aqueles beneficiados pelo ciclo de juros. 

Por outro lado, ele reforça que não será um passeio no parque. Ou seja, haverá altos e baixos ao longo do caminho e a carteira do investidor precisa estar preparada para atravessar esses períodos. 

Nesse sentido, o analista considera que uma boa forma de se posicionar no momento é investir em uma carteira diversificada, incluindo diferentes classes de ativos como ações, renda fixa, ouro e dólar. 

Além disso, Spiess acredita que o investidor pode buscar lucros adotando uma estratégia 80/20. “80% em nomes de muita qualidade, 20% nos nomes mais arriscados, mais sensíveis aos juros para pegar essa captura de alta mais facilmente.”

Gratuito: Empiricus Investimentos libera acesso a mais de 100 recomendações da Empiricus Research 

É claro que montar uma carteira diversificada, seguindo uma estratégia sólida não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a Empiricus Investimentos decidiu oferecer como cortesia o acesso gratuito a algumas recomendações da maior casa de análises independente do país. 

Na verdade, são mais de 100 relatórios gratuitos e dentre eles quatro carteiras recomendadas: 

  • As 10 melhores ações do mês; 
  • TOP5 ações de dividendos; 
  • 5 fundos imobiliários para investir no mês; 
  • Carteira com 5 ações internacionais. 

Como disse anteriormente, você pode conhecer todas essas recomendações de forma gratuita. Basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções: 

QUERO CONHECER +100 RECOMENDAÇÕES DA EMPIRICUS RESEARCH GRATUITAMENTE

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
isabelle.santos@empiricus.com.br
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar