Conteúdo Empiricus

Selic cai, IPCA-15 registra nova alta e Ibovespa se afasta dos 120 mil pontos: será que o bull market ficou para história?

30 set 2023, 8:00 - atualizado em 29 set 2023, 12:21
Para analistas da Empiricus Research, apesar do mau humor no Ibovespa, há gatilhos que podem fazer a bolsa entrar em um “rali de fim de ano”; entenda

Na última terça-feira (26), o IBGE divulgou o resultado do IPCA-15. A prévia da inflação registrou alta de 0,35%

Esta é a segunda alta consecutiva do dado, desde que o Banco Central deu início ao ciclo de corte de juros. Apesar disso, o resultado foi melhor do que a média projetada pelo mercado. 

A expectativa era de que a prévia da inflação apresentasse uma alta de 0,37% em setembro. Mas o cenário continua negativo na bolsa. 

Mesmo com o segundo corte na taxa básica de juros e um resultado melhor que as expectativas no IPCA-15, o Ibovespa continua em queda, negociando em patamares mais baixos que a zona de resistência dos 120 mil pontos.

Diante disso, muitos investidores já começam a se questionar se bull market (tendência de alta generalizada na bolsa) não seria apenas uma ilusão.

Em entrevista ao Giro do Mercado, o analista-chefe da Empiricus Research, João Piccioni, apontou que muito do desempenho ruim da bolsa brasileira nos últimos dias está ligado a um “estresse” internacional. 

Os Estados Unidos apresentaram dados ruins justamente no dia da divulgação do IPCA-15 aqui no Brasil. O que, segundo o analista, teria puxado os ativos de risco para baixo.

Contudo, ele destaca que “momentos de estresse geram oportunidades”. Para os analistas da Empiricus Research, o contexto geral ainda aponta para um bull market:

  • Os juros estão caindo; 
  • O “risco-Brasil” melhorou; e 
  • Empresas de qualidade estão com valuation atrativo, ou seja, estão baratas

Por isso, eles acreditam que o investidor deveria se posicionar nesse momento, pois uma primeira “pernada” de alta pode acontecer nos últimos 90 dias de 2023

O ‘rali de fim de ano’ 

Os analistas da Empiricus Research apontam que entre outubro e dezembro costuma acontecer um fenômeno conhecido como “rali de fim de ano” ou “rali de Natal”. 

Nos últimos 20 anos, a bolsa brasileira apresentou um comportamento de valorização acentuado nos três últimos meses do ano

Em alguns anos, esse rali gerou uma valorização de mais de 30% no Ibovespa só entre outubro e dezembro. 

Talvez essa seja a primeira vez que você está ouvindo falar desse fenômeno… Mas a verdade é que ele é aguardado todos os anos pelo mercado. Veja só: 

(Fonte: Exame Invest – Publicado em 09/09/2022)

(Fonte: E-Investidor Estadão – Publicado em 02/12/2022)

Embora não seja exatamente uma novidade, os analistas da Empiricus Research acreditam que o rali do fim de 2023 pode ser diferente.

Na visão deles, o investidor pode buscar o equivalente a 1 ano de ganhos em apenas 3 meses.

SAIBA COMO BUSCAR 1 ANO DE GANHOS EM 3 MESES

Os 5 motivos que podem fazer do rali de 2023 um dos mais lucrativos dos últimos anos

Apesar do histórico do Ibovespa mostrar uma tendência de forte valorização no terceiro trimestre do ano ao longo das duas últimas décadas, sabemos que retornos passados não são garantia de retornos futuros. 

Por outro lado, os analistas da Empiricus Research apontam que, além de um histórico favorável em 2023, 5 fatores podem fazer a bolsa “decolar” entre outubro, novembro e dezembro. 

Um dos primeiros motivos é o crescimento do PIB. Até agora, os números reportados por esse indicador vieram bem acima das expectativas. 

Da mesma forma, embora a prévia da inflação tenha acelerado em agosto e setembro, no ano, o IPCA é de 3,23%, Vale lembrar que, no início do ano, a expectativa era de uma inflação de 6,2% em 2023. 

Ou seja, houve uma melhora nos preços e a expectativa é de que o cenário continue evoluindo com o ciclo de queda da Selic

Até o final do ano, ainda teremos mais duas reuniões do Copom e a Selic pode terminar em 11,75% em 2023.

Este é mais um dos motivos que corroboram as expectativas dos analistas, pois, historicamente, a bolsa brasileira tende a valorizar em ciclos de queda de juros. Veja só o gráfico abaixo: 

Por fim, os analistas apontam que a aprovação do arcabouço fiscal e o início das discussões sobre a reforma tributária trouxeram certo alívio aos mercados com relação ao futuro da economia brasileira, diminuindo o “Risco Brasil”.

Estes quatro fatores combinados têm potencial para fazer a bolsa brasileira dar um salto nos últimos três meses do ano. Mas, aliado a isso, os analistas apontam para um quinto fator: a bolsa está barata

Estamos diante da oportunidade de comprar as melhores ações da bolsa por uma ‘pechincha’

Em um episódio do Empiricus Podcast, o CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, falou sobre o potencial das ações brasileiras decolarem. 

Ele reforçou que os ativos brasileiros estão negociando a valores bem abaixo do que seria justo, na sua visão. Nesse sentido, o investidor teria a oportunidade de comprar empresas de alta qualidade por um valor muito barato. 

“O Brasil me parece bastante barato, tem a chance de você comprar Localiza (RENT3), Arezzo (ARZZ3), Cosan (CSAN3), Itaú (ITUB4)… são compounders clássicos que caíram excessivamente”, aponta Miranda. 

Observando o Preço sobre Lucro (P/L) do Ibovespa, é possível ter uma noção mais clara do quanto a bolsa brasileira está barata. Nos últimos 20 anos, o índice não tinha negociado a múltiplos tão baixos quanto agora.

(Fonte: Empiricus Research)

Assim, os analistas da Empiricus Research avaliam que, o alinhamento de todos os fatores mencionados anteriormente poderia gerar uma melhora no Preço sobre Lucro dos ativos de risco brasileiros. 

Dessa forma, um simples retorno à média histórica poderia representar uma “porrada” de valorização da bolsa brasileira. De acordo com os analistas, esse movimento pode começar com o “rali de fim de ano”.

Por isso, já tem muito investidor grande se preparando para a possível “pernada” de alta do último trimestre. 

A boa notícia é que você pode seguir os passos dos “tubarões” do mercado. A Empiricus Research está fazendo uma imersão para os investidores que desejam buscar lucros nos últimos 90 dias de 2023

Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden, vice-presidente da Empiricus Research, vão estar diariamente acompanhando os investidores na busca de até 1 ano de lucros em 3 meses

Além de análises diárias, os analistas farão recomendações das melhores ações para investir nos últimos 90 dias do ano e ter a chance de multiplicar o seu patrimônio.

Para você ter uma ideia, nas últimas edições desta imersão, quem seguiu as recomendações dos fundadores da Empiricus Research teve a chance de conseguir retornos como estes: 

  • Santander – 61%;
  • CSN – 93%;
  • CEMIG – 95%;
  • PRIO – 101%;
  • GOL – 127%.

Tudo isso em apenas 90 dias

CONHEÇA A IMERSÃO PARA PODER SURFAR O ‘RALI DE FIM DE ANO’

10 ações para buscar até 546% de valorização

Para esta edição da imersão, os analistas já pré-selecionaram 10 ações que eles acreditam que têm maior potencial de retorno. 

Entre esses ativos, o potencial de valorização chega a ser de até 546%. Entenda, não estou dizendo que esta ação vai entregar todo esse lucro nos próximos 90 dias. 

Mas este pode ser o começo. Por isso, o investidor precisa estar posicionado, se quiser ter a chance de capturar o momento desde o início do “rali de fim de ano”. Aqui o timing é crucial.   

A imersão começará no dia 2 de outubro e, para saber como participar, você pode fazer o seu cadastro neste link

Pode ficar tranquilo, pois você não paga nada para conhecer mais detalhes desta proposta:  

QUERO SABER MAIS SOBRE A IMERSÃO PARA BUSCAR 1 ANO DE LUCROS EM 3 MESES