MT Labs

Selic vai a 11,25% ao ano, mas não é hora de dar tchau para a bolsa: veja 8 ações para buscar lucros de até 87,5%

07 nov 2024, 14:00 - atualizado em 07 nov 2024, 13:43
Ações Dividendos B3 Selic
Carteira recomendada de analista tem ações de qualidade, resultados robustos e baixo nível de alavancagem para buscar valorização de até 87,5% mais dividendos sem “bancar o herói”. (Imagem: iStock.com/traffic_analyzer)

Na última quarta-feira (6), o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu elevar mais uma vez a Selic em 0,50 p.p. Com isso, a taxa básica de juros passou de 10,75% para 11,25% ao ano.

Mas se engana quem pensa que, com essa notícia, o jogo está perdido para as ações. Embora seja verdade que, com a alta dos juros, a atratividade da renda fixa se sobreponha a dos ativos listados em bolsa, isso não significa que não existam mais boas oportunidades nesta classe de ativos.

Pelo menos é nisso que acredita Larissa Quaresma, analista da Empiricus. Ela é a responsável pela carteira que seleciona as 10 ações mais promissoras de cada mês para investir e as recomenda para os investidores interessados.

Na sua seleção, a analista busca recomendar empresas com resultados robustos, boas geradoras de caixa, com baixo nível de alavancagem e, em alguns casos, que não sejam tão prejudicadas pela alta dos juros.

E a boa notícia é que, entre as empresas selecionadas, há 8 que atualmente reservam uma perspectiva de valorização acima da Selic. O potencial varia de 17% a 87,5%, de acordo com os preços-alvo estipulados para cada um dos papéis, na visão da analista. Isso sem contar os dividendos, que podem exponencializar esses retornos.

De acordo com Quaresma, “não é hora de ser herói”. Ainda que tenhamos um ajuste fiscal – que hoje é o principal gatilho para alavancar a bolsa –, a realidade empresarial deve ser progressivamente impactada pela Selic em alta.

“O impacto deve ser menor do que no ciclo de alta de 2021-2022, quando a Selic saiu de 2,0% para 13,75%. Ainda assim, os juros altos devem pressionar as despesas financeiras das empresas mais alavancadas, assim como a demanda por produtos mais dependentes de crédito”, explicou.

Por essa razão, a analista prefere não correr muitos riscos para capturar a queima de prêmios nos juros, quando esse ajuste vier, e prefere seguir com os “generais”. Ou seja, ações de empresas em boa forma operacional, baixo endividamento e boa projeção de crescimento.

Além disso, Quaresma ressalta que permanece com uma carteira defensiva, com 20% de alocação no setor financeiro e 25% no setor elétrico.

GRATUITO: CONHEÇA AS 10 AÇÕES MAIS PROMISSORAS DE NOVEMBRO (8 DELAS PODEM VALORIZAR ACIMA DA SELIC)

PSSA3, EQTL3 e mais: saiba quais são as ações com potencial de lucro acima da taxa de juros

Pensando em tudo isso, entre as ações recomendadas por Quaresma, estão os papéis da Porto Seguro (PSSA3). A diversificação dos negócios da seguradora começou a render frutos, com as verticais de Saúde, Banking e Serviços representando 43% do resultado da companhia.

Assim, a Porto vem se tornando menos dependente do seguro de automóveis, que foi a origem do seu negócio, mas que hoje representa menos da metade do seu resultado, conforme explica a analista.

Com isso, a perspectiva é de expansão do ROE (retorno sobre o patrimônio) no curto e médio prazos, já que as novas verticais são mais rentáveis que o seguro auto e estão em ritmo de crescimento acelerado. Para essa ação, Quaresma estima um upside de 17%, além de um dividend yield estimado superior a 6%.

Além da Porto, ela também está apostando nas ações da Equatorial (EQTL3), como parte da estratégia de investir no setor elétrico. Por atuar em segmentos de necessidade básica (distribuição e transmissão de energia e saneamento), seus resultados são menos sensíveis em um potencial cenário de desaceleração econômica mais forte.

Além disso, a analista destaca que espera melhora nos resultados das concessões de distribuição elétrica em processo de turnaround (reestruturação). E, dado que a Equatorial é acionista de referência da Sabesp, há também um grande potencial de geração de valor para os acionistas através do ganho de eficiência e da universalização de serviços.

Por tudo isso, Quaresma está recomendando as ações com um preço-alvo de R$ 39,00, o que, na cotação atual, significa um upside de cerca de 22%, além dos dividendos esperados pela companhia, que faz parte de um setor que reconhecidamente paga dividendos “gordos”.

Mas é claro que essas são apenas 2 das ações recomendadas pela analista para poder capturar lucros acima da Selic. Além delas, há mais 6 ações com potencial de saltarem até 87,5%, bem acima da atual taxa de juros.

E a boa notícia é que você pode ter acesso a todas as indicações de maneira gratuita.

GRATUITO: CONHEÇA AS 10 AÇÕES MAIS PROMISSORAS DE NOVEMBRO (8 DELAS PODEM VALORIZAR ACIMA DA SELIC)

Carteira gratuita: conheça todas as ações que podem valorizar acima da Selic atual

A carteira de ações recomendada pela analista Larissa Quaresma está disponível para qualquer investidor interessado como cortesia. Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma forma para consultar todas as indicações.

Nesta carteira, você vai encontrar 10 ações para investir em novembro, sendo que 8 delas podem entregar valorizações acima da taxa Selic atual, de acordo com os cálculos de Quaresma.

Portanto, para acessar a carteira completa e consultar todas as indicações, basta clicar no link abaixo e preencher os seus dados. Um e-mail chegará para você em instantes com o acesso gratuito às recomendações.

Lembre-se: você não pagará nada em nenhum momento, mas pode vir a lucrar muito com todas as informações que vai encontrar:

GRATUITO: CONHEÇA AS 10 AÇÕES MAIS PROMISSORAS DE NOVEMBRO (8 DELAS PODEM VALORIZAR ACIMA DA SELIC)