Se Campos Neto cooperar, essa lista de 11 ações pode fazer seu patrimônio multiplicar até 5x em 3 anos
Na última terça-feira (1), começou a quinta reunião do Copom no ano. A decisão final do Banco Central para política monetária dos próximos 45 dias será conhecida hoje (2), após o fechamento do pregão.
Contudo, a grande expectativa do mercado é de um corte na taxa básica de juros, a Selic. Para muitos especialistas e investidores, vários indícios corroboram com essa possibilidade.
No mês de junho, o IPCA apresentou a primeira deflação (-0,08%) desde setembro de 2022. Além disso, o índice que mede a prévia da inflação para o mês de julho também registrou queda de -0,07%.
No cenário político, a aprovação do arcabouço fiscal e o início das discussões sobre a reforma tributária reduziram as incertezas quanto à postura do novo governo perante as decisões ligadas à economia do país.
Por fim, a sinalização de uma possível redução apresentada na ata do Copom de junho é outro fator que leva os especialistas a acreditarem que o Banco Central pode iniciar um ciclo de corte de juros agora.
Nesse sentido, o corte na taxa Selic pode ser um gatilho para que um grupo específico de ações valorize cerca de 70%. Dentro dessa categoria, os analistas da Empiricus Research apontam que 11 ativos podem multiplicar o seu patrimônio por até 5 vezes nos próximos três anos.
Por que a queda da Selic pode beneficiar as ações?
Nos últimos 12 meses, a Selic se manteve a 13,75% ao ano e o investidor teve a oportunidade de buscar retornos acima de 1% ao mês com baixo risco na renda fixa.
Entretanto, se as expectativas do mercado se confirmarem, isto é, se vier o corte na Selic, a rentabilidade dos ativos atrelados à taxa básica de juros tende a diminuir gradativamente nos próximos anos.
Esse é um dos motivos pelos quais a queda da Selic pode impulsionar a bolsa. Pois à medida que os juros diminuírem, a combinação risco-retorno dos ativos de renda fixa vai perdendo atratividade.
Em contrapartida, o prêmio de risco da renda variável volta a ficar atrativo. Ou seja, em um cenário em que ativos de risco podem render mais que títulos considerados “livre de risco”, muitos investidores ficam mais dispostos a buscar rentabilidades maiores, e esse movimento leva a uma valorização das ações.
A queda dos juros também tende a reaquecer a economia. As pessoas começam a comprar mais e isso significa mais lucro para as empresas que, por sua vez, reflete no preço das ações.
Segundo estimativas do CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, o consenso do mercado pode convergir para um crescimento de 15% a 20% no lucro das empresas em 2024.
Nesse cenário, o analista aponta que o Ibovespa poderia chegar aos 198 mil pontos no ano que vem. Ou seja, considerando o fechamento do último pregão (1), estamos falando de um potencial de valorização de 63% para o índice.
Miranda aponta que um grupo específico de ações pode entregar retornos ainda maiores
O grupo de ações a que o analista se refere são as small caps. Trata-se de empresas com valor de mercado de até R$ 5 bilhões.
Em geral são companhias pequenas, com baixo volume de negociação na bolsa, mas que ao mesmo tempo podem crescer muito e gerar bastante retorno para os acionistas.
Com a alta dos juros, essas empresas foram as que mais sofreram na bolsa, pois, na maioria dos casos, essas companhias operam com alta alavancagem (endividamento) e necessitam de empréstimos para continuar atuando.
Ou seja, em um cenário em que era possível obter mais de 1% ao mês na renda fixa, quase nenhum investidor queria correr o risco de investir nas ações dessas empresas.
Por este motivo, elas desvalorizaram bastante. Para se ter uma ideia, entre janeiro de 2022 e abril de 2023 o índice que reúne as principais small caps da bolsa brasileira (SMLL) caiu 23%.
Com isso, o preço desses ativos ficou abaixo do que seria considerado justo, na avaliação do CEO da Empiricus Research.
De acordo com Miranda, o índice de small caps está negociando atualmente a 9,6 vezes preço sobre lucro, contra a média histórica de 15,4 vezes. Assim, o simples retorno do preço a média histórica faria essas ações valorizarem cerca de 60%.
Entretanto, com a melhora do cenário econômico, o analista acredita em um crescimento de pelo menos 10% no lucro dessas companhias, resultando em um potencial de 70% de alta para as small caps em 2024.
SAIBA COMO TER ACESSO ÀS 11 SMALL CAPS PARA BUSCAR MULTIPLICAÇÃO DE PATRIMÔNIO
Alta das small caps já começou acontecer
Com o início de uma mudança no cenário econômico, as small caps apresentaram uma reação positiva. Entre maio e julho de 2023, o índice valorizou 26%.
Nesse primeiro momento, os investidores que estavam mais atentos aos movimentos do mercado conseguiram aproveitar a valorização de alguns ativos dessa categoria.
Para você ter uma ideia o fundo de ações mais rentável do 1º semestre foi o Vitreo Microcap Alert FIA, que replica a carteira recomendada da série Microcap Alert, da Empiricus Research.
Entre janeiro e junho este fundo apresentou uma valorização de 40,66%. Um retorno superior que o do próprio índice no mesmo período (16,8%).
Entretanto, como disse anteriormente, as estimativas do Felipe Miranda são de que este é só o começo de um ciclo de valorização para esses ativos. Ou seja, você tem a oportunidade de buscar lucros investindo nas small caps.
11 melhores small caps para investir agora
Atualmente, o índice de small caps é composto por 130 ações. Contudo, por mais que seja esperada uma alta generalizada para esses ativos, existem aqueles que têm potencial de entregar lucros maiores que outros.
Na avaliação dos analistas da Empiricus Research, esse número se resume a 11 ações que podem multiplicar o seu patrimônio dentro de 3 anos.
Como disse anteriormente, o corte dos juros pode ser um gatilho para que essas ações entrem em um ciclo de alta, podendo valorizar 5x, 10x até 15x em um curto espaço de tempo.
Pensando nisso, a Empiricus Research decidiu reabrir, em caráter de urgência, o acesso a estas 11 ações. Para participar, basta se inscrever na lista de interessados.
Você não paga nada para se inscrever e ficar sabendo do passo a passo para acessar as ações com maior potencial de lucro com provável o corte da Selic.
Por isso, se você ficou interessado, recomendo que coloque o seu nome na lista.