Quer investir nas 500 maiores empresas dos EUA, mas acha complicado? Você precisa deste ETF
Há muitos motivos para você investir em ações de boas companhas estrangeiras. A principal, e mais óbvia, é a diversificação de seu portfólio. Primeiro, porque você não dependerá mais, apenas, dos ciclos econômicos do Brasil, e poderá se beneficiar com o desempenho de empresas que operem em países que estejam em momentos mais favoráveis no ciclo econômico.
Segundo, porque você poderá investir em companhias de setores, como o de tecnologia, e capitalizar seus ganhos em mercados já maduros ou em franca expansão e além disso participar da variação cambial do real contra o dólar.
Imagine lucrar com as ações de potências do século 21, como a Apple, Microsoft e Amazon. Ou pense em como seria bom se beneficiar com os lucros da Berkshire Hathaway, a gestora do megainvestidor Warren Buffett.
Talvez você já saiba tudo isso, mas desanimou ao pensar na trabalheira que isso daria. O que, talvez, você não saiba é que é possível investir nas 500 maiores empresas dos Estados Unidos de um jeito tão fácil, quanto negociar uma ação na Bolsa brasileira.
Trata-se do SPXI11, o ETF criado pela Itaú Asset para replicar o S&P 500 TRN, o índice de ações mais importante dos Estados Unidos, acrescido dos reinvestimentos de dividendos líquidos de impostos.
O SPXI11 é negociado na B3 como uma ação e replica também a variação cambial. A compra e venda é fácil, não precisa ter conta no exterior e a taxa de administração super competitiva, apenas 0,21% a.a.
Do Brasil a Nova York, em um clique
Ao comprar cotas do SPXI11, na prática, você está adquirindo uma cesta de ações das 500 empresas americanas mais negociadas na Bolsa de Nova York. O ETF do Itaú permite a seus clientes aproveitar as oportunidades da maior economia do mundo, sem sair de casa.
Basta lembrar que o SPXI11 acumula uma alta de 50,32% entre julho de 2019 e junho de 2020, muito próxima dos 51,02% do S&P 500 TRN.
Antes que você pense que é preciso muito dinheiro para investir em ações americanas, uma informação: com aproximadamente R$ 1 mil, você já pode adquirir cotas do SPXI11 e estrear no mercado internacional de ações.
A taxa de administração é de apenas 0,21% ao ano. Você não precisa, também, se preocupar em adquirir dólares para operar o SPXI11. Você investe em reais e também a variação cambial contra o dólar. A alíquota de Imposto de Renda é de 15%, e você não paga IOF, nem come cotas.
Além disso, você não precisa ser cliente Itaú para investir no SPXI11. Basta procurar pelo código do ETF no home broker da sua corretora e começar!
Você pode acessar a Itaú Asset pelo próprio site ou pelo Linkedin, YouTube e Spotify.