Quais são as melhores pagadoras de dividendos para 2024? Veja em quais ações investir
Já pensou em começar o ano novo com uma renda extra caindo de forma passiva na sua conta? Uma das melhores estratégias para buscar esses ganhos recorrentes é por meio do investimento em empresas que distribuem pagamentos a seus acionistas. Mas, para isso, você precisa saber quais são as melhores pagadoras de dividendos para 2024.
Se você nunca investiu na vida, ou nunca saiu do “conforto” da renda fixa, pode parecer complicado investir em dividendos.
Mas a verdade é que você não precisa de muito dinheiro inicial e nem de experiência no mercado financeiro para começar a usar essa estratégia de investimento em 2024.
Seguindo a orientação de analistas e especialistas do mercado, é possível escolher “a dedo” e sem complicação as melhores ações de dividendos para investir em 2024.
Assim, aumentam suas chances de ter um dinheirinho a mais “pingando” na conta com regularidade — trazendo aquele alívio para as contas no final do mês.
Abaixo, você pode conferir um manual completo sobre o tema: o que são dividendos, como calcular o dividend yield de uma ação, como investir com foco em dividendos e, por fim, como escolher as melhores ações de dividendos para 2024. Confira.
[DE GRAÇA] CONHEÇA AS MELHORES AÇÕES DE DIVIDENDOS PARA INVESTIR EM 2024
O que são dividendos?
Antes de conhecer quais são as melhores pagadoras de dividendos para 2024, é fundamental que você entenda o que são dividendos e como eles podem ser calculados.
Os dividendos representam uma parte do lucro obtido pelas empresas listadas da B3, a Bolsa de Valores brasileira, e que é distribuída a seus acionistas.
Ou seja: todo mundo que tem ações de determinada empresa na carteira de investimentos tem direito a receber um retorno em forma de dividendos.
Isso acontece porque qualquer investidor que compra uma ação está, na prática, se tornando sócio de uma empresa. Por ter aplicado parte de seu patrimônio nesse negócio, o investidor passa a ter direito a receber uma parte dos lucros que foram gerados em certo período.
Essa distribuição de dividendos foi regulamentada pela Lei 6.404/76, conhecida como “Lei das S/A”. Cada empresa deve definir em estatuto a porcentagem dos lucros a ser distribuída entre seus acionistas. Mas, caso o estatuto se omita, a lei determina que a fração mínima de 25% seja adotada.
Na hora de escolher as melhores pagadoras para 2024, saiba que cada empresa possui um calendário de distribuição de dividendos.
Algumas delas pagam anualmente, outras semestralmente ou a cada três meses. Existem, ainda, companhias listadas que pagam dividendos a seus acionistas de forma mensal – como é o caso dos bancos Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4).
Por isso, com uma carteira de dividendos para 2024 montada de forma inteligente e estratégica, é possível que qualquer investidor brasileiro tenha uma renda extra “pingando” na conta todo mês em forma de proventos.
Em contrapartida, as empresas boas pagadoras de dividendos utilizam essa distribuição para atrair cada vez mais investidores e, dessa forma, ter subsídios financeiros para expandir o negócio.
Qual a diferença entre dividendos e JCP?
Outra forma de receber pagamentos das empresas listadas na Bolsa é por meio do JCP, os juros sobre capital próprio.
O JCP nada mais é do que um outro tipo de pagamento distribuído pelas companhias, com a diferença de que o JCP é tributado em 15% ao investidor pessoa física.
Já os dividendos são completamente isentos de impostos para o investidor. Isso acontece porque esses pagamentos já são calculados sobre o lucro líquido da empresa – ou seja, o cálculo dos dividendos é feito sobre uma base já tributada.
[GRATUITO] CONHEÇA AS MELHORES PAGADORAS DE DIVIDENDOS PARA 2024
O que é dividend yield? Como calcular o dividend yield?
O dividend yield é o principal indicador utilizado para calcular o quanto uma empresa paga para seus acionistas em forma de dividendos ao longo de um ano. A fórmula utilizada para o cálculo desse indicador é a seguinte:
dividend yield = (dividendos anuais pagos por ação / preço atual da ação) x 100
Veja um exemplo: no caso de uma companhia que tem ações custando R$ 60 e que distribui R$ 3 em dividendos anuais, por ação, o cálculo fica: (3 / 60) x 100 = 5% de dividend yield.
Ou seja, o dividend yield é um importante instrumento na hora de avaliar quais são as melhores pagadoras de dividendos para 2024.
Exemplo de ação boa pagadora de dividendos: Gerdau (GGBR4)
A Gerdau (GGBR4) é a maior companhia siderúrgica do Brasil e também ganhou destaque como uma das maiores pagadoras de dividendos do país em 2023.
Em relatório recente onde indica ações de dividendos para investir em dezembro, o analista Ruy Hungria, da Empiricus Research, afirmou que com uma importante diligência em questão de custos e alocação de capital, “a Gerdau tem conseguido manter boa eficiência, margens resilientes e baixo endividamento, mesmo em um momento negativo para o setor”.
Além disso, a siderúrgica segue gerando caixa, o que permite a ela distribuir bons dividendos aos acionistas. A ação GGBR4 atingiu um dividend yield de 9% nos últimos 12 meses, configurando-se como uma das maiores pagadoras de dividendos da Bolsa brasileira em 2023.
CONHEÇA GRATUITAMENTE AS MELHORES PAGADORAS DE DIVIDENDOS PARA 2024, SEGUNDO ANALISTAS
Como investir com foco em dividendos?
De forma simples, tudo o que você precisa fazer para investir em dividendos e poder ter renda extra recorrente com a Bolsa de Valores é comprar ações de empresas que fazem esses pagamentos com frequência.
Para isso, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. A partir daí, basta fazer a escolha das empresas que deseja ter na carteira e efetuar a compra das ações.
Atualmente, com poucos recursos já é possível começar a investir em ações da Bolsa e lucrar com dividendos. Enquanto mantiver os papéis na sua carteira, você terá o direito a receber os proventos distribuídos pela companhia, sempre de forma proporcional à quantidade de ações compradas.
[RECOMENDAÇÃO GRATUITA] VEJA UMA SELEÇÃO COM AS MELHORES PAGADORAS DE DIVIDENDOS PARA 2024
Melhores pagadoras de dividendos para 2024: conheça agora
O grande “truque” do investimento em dividendos está na escolha das empresas mais preparadas para distribuir lucros ‘gordos’ aos acionistas.
Isso porque existem empresas de qualidade e com grande potencial de valorização na Bolsa, por exemplo, mas que não têm o costume de distribuir pagamentos a seus acionistas com regularidade.
Por isso, a sua escolha de ações pagadoras de dividendos para 2024 deve focar em empresas:
- maduras;
- inseridas em grandes mercados;
- líderes de seus setores;
- de qualidade;
- com balanços sólidos e resultados consistentes;
- que tenham modelos de negócio resilientes;
- altos níveis de liquidez;
- e boas margens de segurança.
Todas essas características são comuns às empresas “gigantes” do mercado, que dificilmente se deixam abalar em momentos ruins da economia e que, mesmo em meio a fases difíceis, conseguem entregar resultados sólidos e lucros recorrentes.
Ou seja: essas são as companhias que têm capacidade de distribuir dividendos com regularidade a seus acionistas.
Se você acha difícil pesquisar e encontrar as empresas ideais para compor o seu portfólio de ações de dividendos para 2024, fique tranquilo. Você, investidor comum, não precisa fazer esse “trabalho duro”.
Os analistas do mercado financeiro trabalham diariamente em busca das melhores oportunidades de investimentos. E agora eles acabaram de liberar as suas recomendações de melhores pagadoras de dividendos para 2024.
Os repórteres do Seu Dinheiro, portal parceiro do Money Times, elaboraram um material exclusivo com as principais ações pagadoras de dividendos para 2024, todas elas recomendadas por analistas do mercado.
Um deles é Ruy Hungria, da Empiricus Research, que indicou uma lista de 5 ações brasileiras com potencial de distribuir pagamentos “gordos” em 2024 — e que todo investidor deveria ter na carteira de dividendos desde já.
O acesso a essas recomendações é totalmente gratuito. Você só precisa clicar no botão abaixo para saber quais são as melhores pagadoras de dividendos para 2024: