Conteúdo Empiricus

PETR4 e BBAS3 substituídas? Uma outra ação será a grande pagadora de dividendos de 2023 para este analista – saiba qual

03 dez 2022, 14:00 - atualizado em 02 dez 2022, 13:18
dividendos ações
Enquanto a Petrobras e o Banco do Brasil tem seus dividendos ameaçados pelo governo eleito, uma outra empresa pouco falada na bolsa brasileira pode se tornar a maior pagadora de proventos no próximo ano. (Imagem: Shutterstock)

Duas ações brasileiras são as “queridinhas” dos investidores quando estamos falando de dividendos: Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3).

No caso da Petrobras, o motivo é óbvio: a petroleira pagou os maiores proventos de 2022 no Brasil e, em um dado momento, no mundo inteiro.

Hoje, a companhia tem um dividend yield médio de 75% no acumulado dos últimos 12 meses. O mesmo que 16 reais por ação. Que fique claro: é um valor muito fora da curva.

Já no caso do Banco do Brasil, estamos falando de uma empresa do setor financeiro, que tem no seu DNA pagar bons dividendos. 

Historicamente, essa é uma empresa previsível, rentável e resiliente… Ingredientes que são essenciais para torná-la uma boa pagadora de dividendos.

Embora não sejam tão “gordos” quanto os da Petrobras, os dividendos do BB também chamam a atenção. No acumulado dos últimos 12 meses, ele teve um dividend yield de 11%.

Na ponta do lápis, isso dá 4 reais por ação. O que já é muito bom, levando em conta que os dividendos do Banco do Brasil são trimestrais.

Porém, tanto a Petrobras quanto o Banco do Brasil estão com dividendos ameaçados em 2023. 

Isso porque o governo do presidente Lula quer que as estatais foquem mais em novos investimentos e políticas públicas e menos na remuneração dos acionistas. O que significa dividendos menores…

É por isso que a Petrobras e o Banco do Brasil podem não ser as maiores pagadoras de proventos no próximo ano.

Mas isso não é motivo para desanimar. Enquanto PETR4 e BBAS3 estão sujeitas às interferências do governo, há uma outra ação que não está.

O ano de 2023 ainda nem começou, mas alguns analistas do mercado já lhe deram o título de a grande pagadora de dividendos” para o ano que vem

E eu já te adianto que é um nome bastante fora do radar…

PETR4 e BBAS3 são passado… a ‘bola da vez’ de 2023 é outra

Eu não quero te desanimar, mas se você tem ações da Petrobras ou do Banco do Brasil na carteira, precisa saber o que está acontecendo.

Apesar de serem grandes nomes da bolsa brasileira, as empresas estão passando por um momento bastante delicado. Elas estão “brigando” com o governo federal para poderem remunerar bem os seus acionistas.

Mas os efeitos dessa briga têm sido negativos… Veja o que aconteceu com a Petrobras essa semana:

Fonte: Veja

A Petrobras apresentou, na última quarta-feira (30), um plano de negócio para o período de 2023 a 2027. Além de novos investimentos, a estatal propôs aumentar o pagamento de dividendos.

O plano, no entanto, já nasceu ameaçado de revisão pelo governo eleito. As falas de Lula sobre o que pretende fazer com a Petrobras já custaram a perda de 145 bilhões de reais em valor de mercado para a empresa…

No caso do Banco do Brasil, a situação não é diferente. Várias corretoras e bancos já retiraram o BB das carteiras recomendadas para dividendos devido às intenções de Lula:

Fonte: Money Times

Por tudo isso, não é exagero dizer que a Petrobras e o Banco do Brasil podem perder o posto de melhores pagadoras de dividendos em 2023.

Por outro lado, há uma ação que não é tão famosa, mas que está sendo cotada como a grande pagadora de proventos para o próximo ano.

Quem “garimpou” essa ação foi Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research. Ele viu que algumas mudanças na política de dividendos dessa empresa podem fazê-la remunerar muito bem os seus acionistas em 2023.

CONHEÇA A AÇÃO QUE PODE SER A MAIOR PAGADORA DE DIVIDENDOS DE 2023

3 mudanças que podem fazer essa ação ser a maior ‘vaca leiteira’ do ano que vem

A ação em questão já era recomendada por Fernando desde março de 2022. Para ele, desde essa época ela já era um bom negócio por alguns motivos:

  1. É a mais barata do seu segmento;
  2. Conta com boas avenidas de crescimento;
  3. Tem um modelo de negócios estável, previsível e rentável.

Mas acontece que, recentemente, essa empresa anunciou 3 mudanças na sua política de dividendos, que tornaram a ação ainda mais atrativa. 

Essas 3 mudanças podem, basicamente, fazer com que a ação se torne uma grande pagadora de proventos em 2023. No jargão do mercado financeiro, isso é o mesmo que uma “vaca leiteira” da bolsa.

As mudanças são as seguintes:

  1. A companhia vai passar a remunerar os seus acionistas com, no mínimo, 50% do lucro líquido regulatório (antes, ela remunerava com 25% do seu lucro);
  2. A frequência com que esse pagamento será feito também foi alterada, de anual para trimestral;
  3. O prazo máximo para pagamento será de 60 dias contados da data de deliberação de cada distribuição.

CONHEÇA A AÇÃO QUE PODE SER A MAIOR PAGADORA DE DIVIDENDOS DE 2023

Com isso, o analista acredita que essa empresa tem tudo para se tornar uma grande distribuidora de proventos.

Por enquanto, poucos investidores tomaram conhecimento sobre essa oportunidade. O que te dá uma vantagem… Pois, a seguir, vou te mostrar como você pode conhecer a empresa em questão de forma simples e de graça.

Gratuito: tudo sobre a ação que pode ser a grande pagadora de dividendos de 2023

Fernando revelou o nome da ação com potencial para ser a grande “vaca leiteira” de 2023 para os assinantes da carteira recomendada dele, chamada “Melhores Ações da Bolsa”.

Geralmente, apenas quem paga pelo acesso à essa carteira recomendada tem acesso às recomendações feitas pelo Fernando. Mas esse é o seu dia de sorte…

Hoje você pode conhecer a ação sem ser assinante e sem pagar nada, graças à uma cortesia da Empiricus Investimentos (a corretora do mesmo grupo).

Sendo assim, você não perde nada por clicar no botão abaixo e conhecer a ação que poderá ser a grande pagadora de dividendos de 2023. É de graça e só leva alguns minutos.

Depois você decide se essa recomendação faz sentido para o seu patrimônio:

CONHEÇA A AÇÃO QUE PODE SER A MAIOR PAGADORA DE DIVIDENDOS DE 2023