PETR4 e BBAS3 despencaram após a eleição de Lula, mas estas outras 4 ações da bolsa podem ‘explodir’ até 100% durante o mandato do novo presidente do PT; conheça os tickers
Lula ganhou as eleições com 50,9% dos votos no último domingo (30) e o mercado reagiu. No dia seguinte às urnas, o Ibovespa teve um desempenho bem acima do que era esperado. O índice fechou o pregão com alta de 1,3%, estimulado pelo capital estrangeiro.
Contudo, os destaques negativos do dia foram as estatais Petrobras e Banco do Brasil, que despencaram com a escolha do petista para a Presidência.
As ações PETR4 e BBAS3 derreteram -8,47% e -4,64%, respectivamente. A queda expressiva não é nenhuma novidade. A expectativa já era que as ações das estatais seriam penalizadas com um governo mais à esquerda:
A reação do mercado foi imediata ao resultado das eleições devido ao receio dos investidores sobre o desempenho das estatais. Em governos anteriores do PT, o uso das empresas do governo para a concessão de políticas públicas, bem como os escândalos de corrupção, acabaram prejudicando o desempenho das companhias.
Durante o governo Dilma, por exemplo, as principais estatais do país, como Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras, perderam 55% do valor de mercado.
Em pouco mais de 5 anos, as três companhias acumularam perdas de R$ 273,5 bilhões. Agora, com o PT voltando ao poder, o medo dos investidores é deixar o dinheiro nessas empresas, que poderiam deixar de lado seus interesses.
Mas mesmo as estatais talvez não sendo uma boa alternativa no cenário atual, não significa que não existem boas ações na bolsa para investir com Lula na presidência.
Enquanto PETR4 e BBAS3 despencaram e podem sofrer bastante no governo petista, outras 4 ações têm potencial para explodir em valorização durante o período do presidente no Palácio da Alvorada.
Inclusive, a movimentação desses 4 papéis já começou. No dia seguinte às eleições, mesmo dia em que Petrobras e Banco do Brasil caíram expressivamente, as ações para ter em carteira no mandato de Lula fecharam o dia com bons ganhos.
Uma delas saltou 5,54% na segunda-feira, mas este não é nem de perto o potencial máximo das ações dessas empresas.
O CEO e estrategista-chefe da Empiricus Research, Felipe Miranda, e outros analistas da casa de análise selecionaram as 4 ações da bolsa brasileira que podem se valorizar no cenário atual. São empresas que estão baratas, têm qualidade, boa liquidez e resultados sólidos.
A seguir, explico por que a Petrobras e o Banco do Brasil não são as melhores alternativas no momento e quais são as melhores apostas para buscar ganhar dinheiro independente do novo presidente
CONHEÇA AS 4 AÇÕES QUE PODEM VALORIZAR ENQUANTO PETROBRAS E BANCO DO BRASIL DESPENCAM
É hora de colocar o ‘pé no freio’ sobre a Petrobras e o Banco do Brasil? O mercado já está fazendo isso
Muitos acionistas de PETR4 e BBAS3 estavam torcendo para a reeleição de Jair Bolsonaro devido às propostas mais liberais e favoráveis à privatização de estatais.
Seu adversário, entretanto, tem pautas exatamente contrárias a essa. Lula já declarou que não está em seus planos privatizar a Petrobras ou o Banco do Brasil. O que o petista planeja é fazer PPPs (parcerias público-privadas) para fortalecer as companhias estatais.
Um dos motivos para o mercado agir com receio em relação à Petrobras – que foi a ação que mais despencou no pós-eleição – é o risco de intervenção na política de preços da petroleira, como já ocorreu no passado.
O JP Morgan, o BTG Pactual, e a XP já se anteciparam aos perigos de influência na estatal e diminuíram o preço-alvo das ações PETR4. O maior corte foi do banco JP Morgan, que reduziu em 30% sua aposta de upside.
As ações do Banco do Brasil também não fogem do pessimismo do mercado. Embora tenha sofrido uma queda um pouco menor que a petroleira, o papel BBAS3 também está sendo analisado com cautela:
No caso do Banco do Brasil, o mercado teme que o presidente eleito use a empresa para a renegociação de dívidas a juros baixíssimos e a volta de linha de crédito subsidiado.
Parte da desconfiança dos investidores sobre os dois papéis ocorre devido à incerteza sobre quem fará parte da equipe econômica de Lula. Sem essa informação na mesa, o mercado segue receoso pela possibilidade de ter uma equipe que não favoreça os resultados das estatais.
Mas se você não quer “dar sorte ao azar” e sofrer enquanto espera a decisão de Lula sobre a equipe, a escolha mais inteligente nesse momento é investir em ações com potencial de subir mesmo com o petista na presidência.
Não adianta “chorar o leite derramado” sobre as perdas de PETR4 e BBAS3 no pós-eleição. Embora as duas empresas tenham gerado bons ganhos para os investidores nos últimos 12 meses – Petrobras com dividend yield de 55,6% e Banco do Brasil com valorização de 27% –, as inseguranças do período atual pedem ações de empresas sólidas na carteira.
Este é o caso das 4 empresas recomendadas pelos analistas da Empiricus Research. Os profissionais da casa de análise passaram um pente fino nas melhores ações brasileiras e selecionaram 4 delas para buscar lucros acima da média no mandato do PT.
No botão abaixo, você pode liberar o seu acesso a um relatório que explica a tese completa de cada uma das 4 ações recomendadas para o período de presidência do Lula:
ACESSO GRATUITO: CONHEÇA AS 4 EMPRESAS QUE PODEM ENTREGAR BONS LUCROS NO MANDATO DE LULA
As ações podem valorizar até 100% independente do cenário político; conheça os tickers para comprar no contexto atual
Independente do candidato que você votou, uma coisa é fato: você terá que superar esses quatro anos de mandato. Com Jair Bolsonaro ou Lula no poder, você ainda teria que continuar investindo para buscar ganhos acima da média.
Portanto, mesmo quem não ficou satisfeito com a presidência de Lula, pode “fazer uma limonada” e ganhar dinheiro com as ações para ter em carteira no mandato petista.
É claro que para acumular bons lucros não basta escolher qualquer ativo e acreditar que o presidente Lula salvará todos os investimentos da bolsa de valores.
É preciso fazer uma análise aprofundada para encontrar ações baratas, com uma boa perspectiva de valorização e solidez para enfrentar qualquer cenário da economia brasileira.
Tomar uma decisão certeira nem sempre é uma tarefa fácil e muitas pessoas acabam comprando as ações erradas. Para evitar esse tipo de frustração, os analistas da Empiricus Research decidiram reunir em um relatório quais são essas 4 empresas que podem “bombar”.
Este relatório está sendo disponibilizado como uma cortesia da Empiricus Investimentos. Ou seja, você não gastará nem um centavo para descobrir quais são as ações indispensáveis para ter em carteira enquanto o petista estiver no poder.
Duas das ações recomendadas têm exposição à economia doméstica e as outras duas se beneficiam de um ambiente mais inflacionário e de juros altos. Desde o início do ano, o papel com melhor desempenho entre os ativos selecionados já valorizou 45,3%, enquanto o Ibovespa subiu “apenas” 13,1% no mesmo período.
Mas mesmo com rendimentos acima da média, os analistas da Empiricus Research defendem que as ações seguem baratas. Entre os papéis, estão:
- Ação do agronegócio que pode valorizar até 100%;
- Um banco que está na rota para chegar aos R$ 10 bilhões de lucro por ano;
- Ação de um banco tradicional que pode pagar dividendos de até 5,3% em 2023;
- Um papel do setor imobiliário com potencial de até 36% de rentabilidade.
Os nomes dessas 4 empresas foram revelados, inicialmente, apenas para os assinantes das carteiras da Empiricus Research. Mas agora qualquer investidor interessado em comprar ações com boa perspectiva de valorização pode acessar os tickers dessas companhias.
Se você se interessou em saber quais são os 4 papéis que podem dobrar o dinheiro investido enquanto a Petrobras e o Banco do Brasil despencam, o processo é muito simples.
Tudo que você precisa fazer é acessar o botão abaixo e seguir as instruções. Em poucos minutos, já será possível ler o material que pode ser a chave para ganhar dinheiro em qualquer cenário político: