OIBR3: por que as ações da Oi dispararam 73% em 3 pregões?
As ações da Oi (OIBR3) pegaram os investidores de surpresa nesta semana. Acontece que os papéis dispararam cerca de 57% nos dois últimos pregões, dos dias 24 e 25 de janeiro. E, na sexta-feira (20), eles fecharam o pregão com uma alta de 16%.
Ao todo, as ações da telecom sobem em torno de 73% nos últimos 3 pregões. Além da alta, o volume e o número de negócios com os papéis também foram atípicos no período.
Afinal, o que aconteceu?
Em um comunicado após questionamentos da B3 e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), nem mesmo a Oi soube explicar os motivos por trás da disparada das ações OIBR3.
“A Oi esclarece que não há fatos ou atos relevantes que em seu entendimento possam justificar possíveis oscilações atípicas no número de negócios e na quantidade negociada de ações da companhia, além daqueles amplamente já divulgados ao mercado”, explicou a empresa.
Na prática, não há notícias sobre a empresa que justifiquem a oscilação, assim como nada mudou em relação aos fundamentos e perspectivas sobre a Oi.
O fim da recuperação judicial da companhia, que durou mais de 6 anos, foi anunciado em dezembro do ano passado. Mas, apesar de ter sido uma boa notícia, ela não foi suficiente para que os analistas do mercado recomendassem a compra dos papéis.
A empresa saiu do processo bem mais enxuta após a venda de vários negócios, como por exemplo a sua linha de telefonia móvel. Agora, a Oi é basicamente uma empresa de fibra óptica.
Por outro lado, ela continua com uma dívida alta e, mesmo com a recente valorização, os papéis OIBR3 acumulam queda de 77% nos últimos 12 meses. E, nos últimos 5 anos, a Oi perdeu mais de 90% de valor de mercado na bolsa.
O que fazer com as ações da Oi?
Por tudo isso, os analistas seguem céticos em relação às ações e preferem assistir aos próximos capítulos dessa novela de longe.
Os analistas da Empiricus Research, por exemplo, já recomendaram as ações da Oi no passado, acreditando que, com a recuperação judicial, a companhia conseguiria se recuperar. No entanto, as expectativas foram bem diferentes da realidade…
De acordo com os analistas, o cenário macroeconômico é difícil. Em um mundo de juros mais altos e inflação, empresas que ainda não dão lucro no presente e estão em processo de recuperação, como é o caso da Oi, perdem a atratividade para o investidor.
Nesse cenário mais incerto e com mais riscos, eles preferem dar atenção às empresas que chamam de “quality”. Ou seja, aquelas com forte geração de caixa, que dão lucro agora e que pagam bons dividendos.
É por isso que, na opinião deles, os investidores deveriam ficar de fora das ações da Oi. Como dito anteriormente, apesar da alta expressiva, os fundamentos da empresa e o ceticismo dos analistas continuam iguais.
No lugar, eles acreditam que o investidor deveria comprar as ações de uma telecom melhor que a Oi. Ela é uma das concorrentes da companhia e está prestes a turbinar o seu pagamento de dividendos aos acionistas.
ADEUS, OIBR3: CONHEÇA UMA AÇÃO DE TELECOM BARATA E QUE PODE TURBINAR O PAGAMENTO DE DIVIDENDOS
Ela quer distribuir quase 100% do seu lucro em dividendos… e você pode ‘abocanhar’ uma fatia
Nos últimos 12 meses, essa telecom teve um dividend yield anualizado de 9%. Mas tudo indica que ela pode distribuir dividendos ainda maiores nos próximos anos…
Isso porque a empresa está buscando expandir sua rede de fibra óptica para 50% até o fim de 2024. Além disso, está melhorando os seus resultados por meio de cortes de gastos.
“Esses fatores, combinados com uma baixa alavancagem, proporcionam à companhia uma geração de caixa muito sólida e um payout (parcela do lucro distribuída em proventos) que deve permanecer próximo de 100% no futuro próximo”, explicam os analistas.
E nem é preciso dizer que isso é música para os ouvidos dos investidores que gostam de dividendos…
Como se não bastasse a distribuição de dividendos “gorda”, a telecom ainda está em um dos melhores patamares de preço dos últimos 5 anos.
Veja o gráfico abaixo:
Esse é o histórico do múltiplo Ev/Ebitda da companhia de 2017 até 2022. Ele relativiza o valor atual da firma pelo seu Ebitda (lucro ante juros, impostos, depreciação e amortização) dos últimos 12 meses.
Atualmente, a companhia negocia a algo próximo de 4,41 vezes Ev/Ebitda. Nos últimos 5 anos, ela só alcançou um patamar semelhante a este em dois momentos:
- Em meados de outubro de 2018; e
- Entre julho e agosto de 2021.
Por esses motivos, os analistas da Empiricus Research acreditam que as ações dessa telecom são uma boa pedida.
UMA AÇÃO DE TELECOM BARATA E QUE PODE TURBINAR O PAGAMENTO DE DIVIDENDOS
Conheça a ação de telecom barata e com dividendos fartos em um relatório gratuito
Em um relatório recente, os analistas da Empiricus Research revelaram o nome dessa ação de telecom para os assinantes da carteira chamada “Vacas Leiteiras”.
Essa é a carteira com foco em dividendos da casa. Desde que foi criada, em fevereiro de 2014, até 1º de janeiro de 2023, ela rendeu 206,5% de lucro. Ou seja, triplicou o dinheiro de quem seguiu à risca as recomendações dos analistas.
A título de comparação, o Ibovespa, principal índice da bolsa, rendeu “apenas” 161% no mesmo período.
Agora, você pode conhecer uma das indicações desta carteira sem ser assinante e de graça. Isso porque a Empiricus Investimentos, corretora do mesmo grupo, liberou o relatório como cortesia para qualquer pessoa interessada.
Para acessar, é só clicar no botão abaixo e seguir o passo a passo. É simples, rápido e totalmente gratuito:
UMA AÇÃO DE TELECOM BARATA E QUE PODE TURBINAR O PAGAMENTO DE DIVIDENDOS
Eu recomendo que você leia, conheça a indicação dos analistas e só então decida se ela faz sentido faz sentido para o seu patrimônio.
Você não precisa gastar nada em nenhum momento, mas pode ganhar muito com todas as informações que vai encontrar. Lembre-se: o primeiro passo para investir com inteligência é buscar informação. Este relatório está disponível para você de graça.